Início / Agricultura / Bolsa do Porco – Semana 08/2022 – Subida de 0,080 euros

Bolsa do Porco – Semana 08/2022 – Subida de 0,080 euros

Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores

Mercado europeu

Os ministros da agricultura europeus reuniram-se esta semana para discutir o problema do sector da suinicultura, com base numa proposta da Polónia. A Comissão Europeia anunciou que vai criar um Grupo de Alto Nível sobre o sector suinícola que trabalhará para encontrar uma solução para a crise a médio e longo prazo.

No comunicado do governo polaco pediam-se apoios financeiros extraordinários para os suinicultores. Os polacos propuseram que essas ajudas fossem maiores para explorações pequenas e médias, mais expostas ao abandono da actividade.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota:

  1. Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 08/2022 (28/02 a 04/03): Espanha 1,17; França 1,15; Alemanha 1,02; Países Baixos 0,92; Bélgica 1,06; Dinamarca 1,00.
  2. Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
  3. Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.

Tendência geral

Naturalmente o acontecimento internacional que mais marcou a semana foi a invasão da Ucrânia pela Rússia. A situação no principal produtor de cereais da Europa vai provocar novos aumentos nos já muito altos custos alimentares.

O problema dos mercados do porco é que o preço do porco sobe na mesma medida que sobem os custos de produção e, dessa forma, não se consegue diminuir o défice por kg de porco abatido. No mercado da carne passa-se o mesmo com os custos da electricidade a inibirem a armazenagem. Na Europa há muito menos porcos que há um mês e vai haver menos carne, mas não para já porque se estão ainda a consumir stocks de carne congelada.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

ASAE apreende mais de 4 toneladas de polvo em entreposto frigorífico em Coimbra

Partilhar              A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu mais de 4 toneladas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.