Início / Agricultura / Bolsa do Porco – Semana 02/2022 – Subida de 0,010 euros

Bolsa do Porco – Semana 02/2022 – Subida de 0,010 euros

Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores

Mercado europeu

Espanha deu um sinal, ainda que ténue, de uma milésima de subida, dando o sinal aos mercados que a tendência será para inverter nas próximas semanas. Mesmo com o anúncio do surto de PSA na Itália, e com alguns mercados a evidenciar a preocupação com a consequência deste surto (como a Alemanha com descida de 0,030€ nos principais matadouros e a Dinamarca que reviu a sua cotação depois de conhecida a notícia), Espanha elegeu esta semana como o momento para dar a volta a uma sequência de 21 semanas de descidas seguidas de 9 semanas de manutenção.

Quase oito meses depois, poderá estar aqui o ponto de inflexão para os mercados ibéricos, já que Portugal também operou uma subida na sua cotação.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota:

  1. Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 03/2022 (17/01 a 21/01): Espanha 1,02; França 1,12; Alemanha 0,95; Países Baixos 0,91; Bélgica 0,96; Dinamarca 1,00.
  2. Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
  3. Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.

Tendência geral

Este ano os atrasos de abates característicos da época festiva foram inferiores aos registados em anos anteriores e facilmente recuperáveis. No entanto, neste início de ano, há a circunstância do número de casos positivos à variante Ómicron se estar a multiplicar e a condicionar a actividade regular dos matadouros. Por outro lado, verifica-se agora a apetência dos grandes matadouros em aumentar abates com vista à congelação, antecipando uma maior procura dos mercados terceiros e aproveitando os baixos preços dos porcos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP analisa evolução do sector agrícola na última década em webinar gratuito

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal realiza no próximo dia 27 de Maio, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.