Início / Agricultura / Bolsa de Iniciativas de Inovação para a produtividade e sustentabilidade agrícolas alargada ao PRR

Bolsa de Iniciativas de Inovação para a produtividade e sustentabilidade agrícolas alargada ao PRR

A Bolsa de Iniciativas da Parceria Europeia de Inovação para a produtividade e sustentabilidade agrícolas, criada em 2015, para promover o encontro entre interessados em desenvolver iniciativas de inovação no sector, aglomerando projectos em torno de objectivos semelhantes, foi alterada para permitir a apresentação de novos projectos no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Segundo a Portaria n.º 190/2021, publica em Diário da República hoje, 13 de Setembro, o PRR na sua Componente 5 (Dimensão resiliência) – Capitalização e Inovação Empresarial – Investimento RE-C05-i03: Agenda de investigação e inovação para a sustentabilidade da agricultura, alimentação e agroindústria, para efeitos da promoção do crescimento do sector agroalimentar de forma sustentável e resiliente, baseado no conhecimento e na inovação, prevê o apoio a iniciativas de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+I).

Com o objectivo de facilitar a apresentação de novos projectos de I&D+I no âmbito do PRR e de iniciativas que levem à criação de soluções para problemas ou oportunidades, “considera-se necessário adaptar a Bolsa de Iniciativas, alargando o seu âmbito e simplificando procedimentos, promovendo o encontro entre os interessados e evitando o desfasamento ou a sobreposição de objectivos dos planos de acção”, refere a Portaria, assinada pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

A Bolsa de Iniciativas PRR já se encontra disponível e tem os seguintes objectivos:

– Promover o encontro entre interessados em desenvolver iniciativas de inovação no sector, bem como a aglomeração destas iniciativas em torno de objectivos semelhantes;

– Promover a apresentação de propostas de projectos para o apoio previsto no PRR, componente 5 – Investimento RE-C05-i032 – Agenda de investigação e inovação para a sustentabilidade da agricultura, alimentação e agroindústria (Terra Futura).

Nesta primeira fase da bolsa serão aceites iniciativas enquadradas em:

– Iniciativa emblemática 3 “Mitigação às alterações climáticas”

– Iniciativa emblemática 4 “Adaptação às alterações climáticas”

As iniciativas a apresentar, enquadram projectos de I&D, de inovação, de testagem e adaptação de tecnologia e processos existentes, em novos contextos, visando o desenvolvimento de conhecimento e capacitação. O investimento total a propor deverá ser até 1 milhão de euros.

O projecto deverá ser desenvolvido por uma parceria que integre obrigatoriamente a participação de PME ligadas ao sector, instituição do ensino superior e ou tecnológico ou de investigação, Organização de agricultores/organização de produtores e Centro de Competências, podendo incluir outras entidades relevantes para o projecto.

Os projectos deverão estar concluídos e com resultados concretizados até 31 de Dezembro de 2025, com uma duração máxima de 4 anos.

A Bolsa de Iniciativas PRR já está disponível no site da Rede Rural Nacional (RRN), aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.