Início / Agricultura / Bolota e espargos entram no Novel Food Catalogue da Europa

Bolota e espargos entram no Novel Food Catalogue da Europa

O Novel Food Catalogue passa a conter quatro novas plantas portuguesas, a Quercus rotundifolia (bolota), os espargos acutifolius L. e os espargos aphyllus – turião e Rumex Crispus.

No âmbito de um estágio de mestrado, a DSNA-DAH –  Department for Nutrition and Food da União Europeia recebeu durante seis meses a estudante Rita Bicho que desenvolveu o tema “Regulamentação Europeia sobre Novel Food, a sua aplicação e perspectivas futuras”. Nesse contexto procedeu à identificação de algumas plantas silvestres comestíveis nacionais e pesquisou a sua história de consumo, no contexto do Regulamento (CE) nº 258/97, relativo a novos alimentos e novos ingredientes alimentares. Esta pesquisa tinha como objectivo contribuir para a actualização do Catálogo Novel Food da Comissão Europeia.

Assim, no seguimento deste trabalho, foi solicitado à Comissão a inclusão no Novel Food Catalogue, de quatro plantas, Quercus rotundifolia – bolota, Espargos acutifolius L. e Espargos aphyllus – turião e Rumex Crispus – folhas, com a indicação que está comprovado o seu histórico de consumo alimentar significativo, antes de 15 de Maio de 1997.

Novel Food Catalogue

O Novel Food Catalogue lista os produtos de origem animal e vegetal e outras substâncias sujeitas ao regulamento relativo a novos alimentos, com base em informações fornecidas pelos Estados-membros da UE.

É uma lista não exaustiva e serve como orientação sobre se um produto vai precisar de uma autorização ao abrigo do regulamento de novos alimentos. Os países da UE podem restringir a comercialização de um produto por meio de legislação específica.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.