© GRA

Bolieiro realça liderança dos Açores na conservação do oceano em Conferência das Nações Unidas

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, participará na 3ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC3), que terá lugar em Nice, França, entre 9 e 13 de Junho. A sua intervenção insere-se no quadro da “afirmação do arquipélago como referência global na implementação de políticas de conservação marinha assentes no conhecimento científico, na participação comunitária e no compromisso político de longo prazo”.

A presença do presidente do Governo nesta cimeira de alto nível, que reúne líderes mundiais e especialistas de diversas geografias, “constitui um sinal inequívoco da determinação da Região Autónoma dos Açores em contribuir activamente para o cumprimento das metas globais de protecção dos oceanos, nomeadamente o objectivo 30×30 — proteger, até 2030, pelo menos 30% das áreas marinhas do planeta”, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Entre as intervenções previstas, destaca-se a participação do líder do Executivo regional na sessão “Leading by Doing – Three Years of Progress and Meaningful Action Towards 30×30”, onde apresentará o percurso dos Açores na constituição da Rede de Áreas Marinhas Protegidas (RAMPA), a maior do Atlântico norte, reconhecida internacionalmente como um exemplo de acção concreta na prossecução dos compromissos assumidos no âmbito da Convenção sobre a Diversidade Biológica.

O presidente do Governo será ainda anfitrião do evento “Blue Azores: Driving Momentum for 30×30”, uma iniciativa conjunta do Governo Regional dos Açores, da Fundação Oceano Azul e do Waitt Institute. Este momento de celebração e projecção internacional da política regional de conservação marinha reunirá representantes governamentais e organizações da sociedade civil, com o propósito de impulsionar a adopção de compromissos semelhantes noutras regiões do Mundo.

Está igualmente prevista a intervenção de José Manuel Bolieiro na recepção oficial “An Ocean Odyssey”, organizada pela Blue Nature Alliance, que reunirá representantes institucionais de regiões líderes em conservação oceânica, como os Açores, a Polinésia Francesa e a Nova Caledónia, para partilhar experiências e reforçar redes de cooperação.

A participação do presidente do Governo insere-se numa representação mais alargada do Executivo Regional na UNOC3, que contará com intervenções em diversos painéis temáticos sobre áreas marinhas protegidas, ordenamento do espaço marítimo, contas do oceano e expedições científicas, entre outros temas estratégicos. Esta presença evidencia o empenho do Governo dos Açores em assegurar uma voz activa e qualificada nos fóruns internacionais onde se definem os caminhos para a sustentabilidade do oceano, acrescenta a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.