A Feira Agrícola Açores 2025 arrancou esta sexta-feira, 27 de Junho. Na cerimónia de abertura, realizada no Parque de Exposições, no Recinto da Feira, em Santana, o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, não só enalteceu o papel da feira como “palco maior do orgulho agrícola açoriano”, como anunciou um conjunto de medidas que marcam um novo ciclo de valorização do sector.
Entre os anúncios mais relevantes, destaca-se o aumento de 10% na medida de Manutenção da Actividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas, o que representa um reforço de um milhão de euros em fundos comunitários. Foi também dada nota da entrada em vigor da nova legislação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), que eleva para 85% as taxas máximas de apoio ao investimento e simplifica os critérios de acesso, avança uma nota de imprensa do Executivo açoriano.
“Queremos uma agricultura moderna, eficiente, digital e sustentável. E é por isso que estamos a criar melhores condições de investimento e de instalação, especialmente para os nossos jovens”, afirmou José Manuel Bolieiro.
Neste domínio, foram anunciados prémios reforçados para os jovens agricultores: 15 mil euros para instalações a tempo parcial e 55 mil euros para tempo integral. Adicionalmente, foi criado o conceito de “Pequenas Explorações”, com apoios específicos de 85%, e duplicados os tectos de investimento para microprojectos e projectos maiores.
O governante anunciou ainda a prorrogação do PRORURAL+ até 30 de Setembro de 2025, garantindo maior margem para conclusão de projectos em curso, e destacou o “pagamento atempado” da campanha POSEI 2024/2025, já concretizado sem cortes nem rateios. “Temos mantido o nosso compromisso: previsibilidade nos apoios, estabilidade nos pagamentos e valorização de quem trabalha a terra”, declarou.
O presidente do Governo revelou também que, a partir de 2026, será implementado um calendário regional de pagamentos, com datas fixas mês a mês, dando aos agricultores “maior segurança e planeamento financeiro, e anunciou ainda que vão continuar a ser criadas condições para que a agricultura açoriana seja uma fonte de orgulho e de rendimento sustentável”.

A cerimónia de abertura do certame contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, do presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, e do presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro do Nascimento Cabral.
No encerramento da sessão, José Manuel Bolieiro deixou uma mensagem de confiança e entusiasmo: “o presente está aqui, nesta feira. E o futuro está no caminho que estamos a construir juntos, com estratégia, dedicação e paixão por esta terra”. “A Feira Agrícola é muito mais do que uma exposição de produtos. É uma expressão viva da força do nosso mundo rural, da dedicação dos nossos agricultores e da visão moderna que temos para a agricultura dos Açores”, declarou o governante.
“Este evento é exemplo do que conseguimos fazer quando há organização, ambição e trabalho feito com sentido de missão. É uma referência para outras estruturas associativas da nossa sociedade”, sublinhou.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
