Início / Agricultura / Bolieiro anuncia novo apoio de 4,5 milhões de euros para sector agrícola dos Açores

Bolieiro anuncia novo apoio de 4,5 milhões de euros para sector agrícola dos Açores

Os agricultores açorianos vão ter novos apoios, já a partir de 1 de Julho. O anúncio foi feito pelo presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, na sexta-feira, 17 de Junho, na cerimónia de abertura da Feira Agrícola Açores, garantindo um conjunto de novos compromissos para com o sector agrícola, tendo também traçado um histórico do conjunto de medidas já tomadas para apoiar a lavoura.

Entre os novos compromissos, avançou o governante, está a abertura de candidaturas para projectos de investimento em explorações agropecuárias, programa que vai ter o valor de 4,5 milhões de euros.

“De 1 de Julho a 31 de Agosto do corrente ano estarão abertas as candidaturas para a entrega de projectos de investimento nas explorações agropecuárias, incluindo a primeira instalação de jovens agricultores, tudo num valor estimado de 4,5 milhões de euros”, disse.

Para além disso, anunciou José Manuel Bolieiro, serão abertas candidaturas para apoiar o pagamento de taxas de juro de empréstimos efectuados no âmbito de investimentos realizados na agricultura.

“Trata-se de uma excepcional intervenção do Governo dos Açores perante o facto penalizante, em excesso, do aumento das taxas de juro, que terá efeitos muito negativos sobre a sustentabilidade das explorações agropecuárias”, justificou.

Prédios rústicos

Por outro lado, o governante salientou que, em colaboração com o Governo da República, haverá trabalho desenvolvido para que os prédios rústicos inscritos no Parcelário, mas que não tenham ainda hipótese de, com urgência, adquirir o necessário comprovativo jurídico da posse da terra, “possam continuar a ser reconhecidos como sendo utilizados pelos agricultores”.

Para além disso, anunciou José Manuel Bolieiro, serão novamente garantidos, na campanha 2022/2023, apoios no âmbito do POSEI e do PRORURAL+ sem rateios. “São compromissos que têm o penhor da palavra dada e do compromisso cumprido”, vincou o Presidente do Governo.

José Manuel Bolieiro lembrou os compromissos já realizados neste sector: para além dos apoios sem rateios, lembrou o apoio à compra de sementes de milho ou as candidaturas para a redução da produção do leite.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

PAN defende renaturalização e interdição da caça no Parque Natural da Serra da Estrela

Partilhar              A deputada única do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real, entregou na Assembleia da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.