Início / Featured / Bogas de Lisboa entram no Fluviário de Mora

Bogas de Lisboa entram no Fluviário de Mora

Duas dezenas de Bogas de Lisboa chegaram esta semana ao Fluviário de Mora para iniciarem o projecto de conservação da espécie Iberochondrostoma olisiponensis, a mais enigmática e ameaçada de Portugal.

Este pequeno peixe foi descoberto em 2006 em três rios do baixo Tejo, sendo exclusivo desta região. Devido ao seu pequeno efectivo populacional é uma espécie classificada como “criticamente em perigo” pela IUCN.

A equipa que investiga este exemplar obteve um financiamento através do Fundo para a Conservação de Espécies Mohamed Bin Zayed que irá permitir o avanço no estudo desta espécie. O Fluviário de Mora entra como parceiro neste projecto assegurando a sua sobrevivência, fazendo reprodução em cativeiro.

“Ao fim de nove anos, por onde passaram mais de 750 mil visitantes, crianças, famílias, escolas e outros grupos, o Fluviário de Mora continua a inovar e a renovar-se como a maior e mais reconhecida instituição em Portugal, e também na Europa, de divulgação do maravilhoso mundo dos Rios e dos Lagos”, dizem os responsáveis pelo fluviário em comunicado.

O Fluviário conta com mais de 500 exemplares de 55 espécies.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa coordena resgate de 7 pessoas a bordo de veleiro na Ilha do Pico

Partilhar              A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.