Início / Agenda / Blue Connectivity promove projectos de investigação e tecnologia na Economia Azul

Blue Connectivity promove projectos de investigação e tecnologia na Economia Azul

O evento Blue Connectivity — Foster Digital Technologies for the Blue Economy terá lugar na sede da Ubiwhere, em Aveiro, no próximo dia 4 de Abril. Esta iniciativa promoverá a divulgação de projectos de investigação e tecnologia no âmbito da Economia Azul assim como uma discussão alargada sobre o potencial de inovação colaborativa neste sector. A participação é gratuita.

Do programa do Blue Connectivity constam intervenções do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e da Embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Bruvik Westberg. Estas intervenções enquadram-se no âmbito do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014-2021, operado pela Direcção-Geral de Política do Mar. Trata-se de um mecanismo de apoio financeiro a projectos inovadores no âmbito da Economia Azul sustentável suportados em fundos da Noruega, Islândia e Liechtenstein.

No decurso deste evento, serão apresentados vários projectos de promoção do conhecimento, inovação e conectividade do sector, financiados pelos EEA Grants 2014-2021, com moderação do Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica – Cluster TICE.PT.

Um dos projectos em destaque é o WOSUP, promovido pela Ubiwhere, que assenta na remoção de plástico e seus derivados nos oceanos, através da localização e dimensão das acumulações de resíduos com base em software. Neste evento serão apresentados os resultados finais da sua execução, nomeadamente as ferramentas tecnológicas desenvolvidas.

Adicionalmente, será dinamizada uma Mesa Redonda pela Digital Nervous System Testbed, by Ubiwhere, sob o tema da inovação colaborativa para a sustentabilidade, na qual participarão diversas organizações com trabalho desenvolvido neste âmbito, com particular enfoque na área da Economia Azul sustentável. De entre estes, destaca-se o Ecomare (Universidade de Aveiro), BGI – Building Global Innovators e Riasearch.

Para Rui A. Costa, co-CEO da Ubiwhere, “este evento revela como o desenvolvimento tecnológico é parcela indispensável na promoção da competitividade e sustentabilidade do sector marítimo, considerando o potencial distinto de que beneficia Portugal para a criação de valor na área da economia azul”.

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição através do formulário online aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

ADVID promove workshop sobre racionalização da vinha de encosta. Participação gratuita

Partilhar              A ADVID — Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense/CoLAB Vines&Wines promove o workshop “Racionalização …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.