Início / Agenda / Beta-i e Fórum Oceano abrem open call global para acelerar 80 startups em portos atlânticos

Beta-i e Fórum Oceano abrem open call global para acelerar 80 startups em portos atlânticos

O projecto “Atlantic Smart Ports Blue Acceleration Network”, liderado pela consultora de inovação colaborativa Beta-i e co-liderado pela Fórum Oceano, entidade responsável pela gestão do Cluster do Mar Português, está à procura das startups europeias mais inovadoras na área do Economia do Mar, para se juntarem ao seu programa de aceleração.

O programa de serviços de aceleração do AspBAN é gratuito e as startups podem candidatar-se até ao próximo dia 15 de Outubro

As 80 startups seleccionadas terão a oportunidade de participar num programa gratuito e customizado, que visa impulsionar os seus negócios e fomentar a colaboração no seio do ecossistema europeu de inovação dos Portos Atlânticos.

Na prática, o programa de aceleração vai alavancar o desenvolvimento das soluções e dos modelos de negócio seleccionados, fomentando a colaboração entre as startups e as dezenas de portos envolvidos no projecto.

A iniciativa é composta por workshops semanais sobre temas relacionados com a adequação da solução ao mercado, a colaboração no âmbito da Economia Azul, Métricas, Implementação e Escala, entre outros, bem como por sessões de mentoria com especialistas.

A cada dois meses, será organizada uma sessão de pitch, onde startups poderão também apresentar a sua solução a investidores, portos e stakeholders relevantes europeus e norte-americanos da rede AspBAN, que conta já com mais de 135 parceiros e encontra-se em constante crescimento.

Promover a inovação no ecossistema azul europeu

Este programa pretende “reforçar e promover a inovação no ecossistema azul europeu, com um claro enfoque na sustentabilidade”, referem os promotores do projecto. Como tal, as candidaturas estão abertas a startups de todo o Mundo que sejam capazes de implementar soluções sustentáveis nos países abrangidos pelo projecto AspBAN (Portugal, Espanha, França, Irlanda), que tenham já um protótipo inicial e estejam prontas para angariar investimento.

“O programa de serviços de aceleração vai levar as startups a uma imersão profunda no ecossistema europeu de inovação dos Portos do Atlântico. Implicará a partilha de conhecimentos específicos, aproximando startups e investidores. Além disso, permitirá às startups ligarem-se a outras scale-ups e PME no universo dos Portos do Atlântico”, explica Ana Pinela, coordenadora do projecto na consultora de inovação Beta-i.

“Estamos à procura de startups inovadoras, cujas soluções possam contribuir para impulsionar a digitalização e melhorar a eficiência operacional, a transição verde e o impacto positivo na obtenção de métricas de sustentabilidade dos portos atlânticos. Ao mesmo tempo, queremos que contribuam para a criação de novas empresas para trabalharem em conjunto com os portos , uma vez que o AspBAN visa dar início a um ecossistema dinâmico de aceleração de startups, onde os portos atlânticos da UE funcionarão como hubs de inovação de economia azul”, acrescenta Ana Pinela.

E revela que mais de 35 Portos do Atlântico, estimulados pelos parceiros do projecto AspBAN, já identificaram os principais desafios de inovação.

Candidaturas abertas

O programa de serviços de aceleração do AspBAN é gratuito e as startups podem candidatar-se até ao próximo dia 15 de Outubro. Para mais detalhes, é possível consultar o programa do Projecto AspBAN 2021 – Rede de Aceleração Azul dos Portos Inteligentes Atlânticos, aqui.

Financiado pelo EMFF — European Maritime and Fisheries Fund e aprovado no âmbito do concurso “Cross-sectoral development of innovative port clusters in the Atlantic: Developing a blue accelerator scheme for Atlantic ports”, o AspBAN conta com os altos apoios institucionais das Nações Unidas, através do Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para o Oceano, o Embaixador Peter Thomson, e do Governo português, através do ministro de Estado, Economia e Transição Digital de Portugal, Pedro Siza Vieira.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP analisa evolução do sector agrícola na última década em webinar gratuito

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal realiza no próximo dia 27 de Maio, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.