Início / Agenda / Beja assinala 300 anos de Mariana Alcoforado na 39ª Ovibeja

Beja assinala 300 anos de Mariana Alcoforado na 39ª Ovibeja

O Município de Beja celebra a memória de Mariana Alcoforado e das “Cartas Portuguesas”, uma das “mais bonitas histórias de amor” e convida a visitar o seu stand institucional na 39ª Ovibeja que decorre de 27 de Abril a 1 de Maio no Parque de Feiras e Exposições Manuel Castro e Brito. A Feira é uma organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

“A conhecida freira que viveu maior parte da sua vida, dos 11 aos 83 anos, no convento da Convento de Nossa Senhora da Conceição, actual Museu Regional de Beja, tornou universal a sua paixão e é hoje símbolo do amor proibido”, refere uma nota de imprensa da autarquia.

E realça que “é este imaginário do amor impossível, movido pela paixão, que se pretende incentivar, convidando os visitantes para escreverem postais de amor à cidade capazes de motivar as pessoas a quem os dirigem a visitar-nos. Os mais novos, poderão também participar ilustrando o seu postal”.

Nesta 39ª edição do certame dedicado à comunicação, o Município de Beja reforça a sua “aposta no digital, apresentando uma interacção com os visitantes através de um aplicativo que permite a utilização de um filtro de Mariana para partilha nas redes sociais”.

Será ainda apresentado um vídeo de animação digital sobre a vida de Mariana e outro sobre a Beja de Mariana, que “sublinha lugares românticos de Beja como o Castelo, onde a subida à sua torre convida à contemplação da paisagem, as margens do Guadiana, a praia fluvial de Cinco Reis ao entardecer ou ao prazer da doçaria conventual, entre muitas outras propostas”, adianta a mesma nota.

A participação do Município inclui ainda performances: Mariana Alcoforado com declamação de excertos das cartas, todos os dias da feira das 11h30 às 13h00 e das 16h30 às 18h00. No domingo acontece apenas no período da tarde. No sábado, dia 29, pelas 18h00, terá lugar a Apresentação do Mapa temático de Mariana Alcoforado por Marta Páscoa.

Beja irá ainda promover as diversas iniciativas agendadas para 2023 onde se inclui programação dedicada aos 300 anos de Mariana.

Mariana Alcoforado

Mariana Alcoforado (1640-1723) natural de Beja, filha de uma das famílias mais ricas da cidade, entrou noviça para o convento da Conceição (actual Museu Regional de Beja) com quase 11 anos de idade, vindo a professar aos 16 anos na ordem de Santa Clara. Nunca saiu da clausura vindo a falecer com a provecta idade de 83 anos. Encontra-se sepultada no claustro do mosteiro, explica Leonel Borrela, na mesma nota de imprensa da autarquia de Beja.

A sua celebridade advém daquelas que são consideradas as mais belas cartas de amor, escritas a um oficial francês, Noel Bouton, mais conhecido como marquês de Chamilly, que integrou a cavalaria estrangeira que combateu, em meados do século XVII, pela independência de Portugal face ao domínio filipino. Logo após o regresso de “Chamilly“ a França, as cinco cartas manuscritas e traduzidas para o idioma francês, “les portugaises“, tornam-se tão famosas que Claude Barbin, livreiro parisiense, as edita e eterniza em livro no ano de 1669, acrescenta Leonel Borrela.

E realça que “daí para cá e um pouco por todo o Mundo, contam-se centenas de edições, em dezenas de idiomas, vindo as cartas a ser alvo dos estudos mais diversos que envolvem as artes plásticas, a poesia, o romance, o drama e a comédia, a música e o canto, o cinema e, obviamente, a crítica literária”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Mercadona baixa preços ao consumidor. Pão, massa e azeite incluídos

Partilhar              A Mercadona, empresa de supermercados de origem espanhola, realizou uma nova redução de preços no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.