Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / BEI empresta 150 M€ ao Santander Totta para financiar PME

BEI empresta 150 M€ ao Santander Totta para financiar PME

O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu um empréstimo de 150 milhões de euros ao Banco Santander Totta para proporcionar financiamento às PME, empresas de média capitalização (mid-caps) e entidades do sector público.

Román Escolano, vice-presidente do BEI, e António Vieira Monteiro, presidente da comissão executiva do Banco Santander Totta, assinaram hoje, 22 de Dezembro, o contrato de financiamento em Lisboa. Este instrumento financeiro de 150 milhões de euros é a segunda tranche de um empréstimo intermediado, no montante total de 500 milhões, concedido ao Santander Totta para facilitar o financiamento de projectos de pequena e média dimensão.

Graças ao apoio financeiro do BEI, o Santander Totta terá “mais recursos disponíveis para viabilizar investimentos promovidos sobretudo por PME e empresas mid-cap. Do montante do empréstimo, até 30 % poderá ser usado para financiar pequenos projectos realizados por autarquias ou outras entidades do sector público. Este empréstimo do BEI proporcionará aos beneficiários finais acesso a financiamento a taxas de juro vantajosas e com prazos mais longos para os seus investimentos e fundo de maneio”, explica um comunicado do Santander Totta.

1.270 projectos financiados

Trata-se de quinta operação do BEI realizada com o Banco Santander Totta a favor das PME e empresas mid-cap. A primeira tranche de 200 milhões de euros do empréstimo intermediado no montante total de 500 milhões concedido ao Banco Santander Totta foi assinada em Novembro de 2015 e disponibilizou financiamento para 1.270 projectos diferentes em Portugal.

“O acordo hoje assinado, em Lisboa, com o Banco Santander Totta proporcionará crédito às empresas portuguesas que enfrentam dificuldades no acesso ao financiamento. As PME e mid-caps são responsáveis por cerca de 79 % do emprego total em Portugal. Por isso, o apoio financeiro concedido pelo BEI através deste empréstimo contribuirá para promover o crescimento a longo prazo e a criação de emprego no país”, afirmou Román Escolano na cerimónia de assinatura.

Por sua vez, António Vieira Monteiro, CEO do Santander Totta, acrescentou que “esta segunda tranche de 150 milhões de euros chega na hora certa. Com este financiamento disponível, as nossas PME e mid-caps podem continuar a crescer, apostando na internacionalização e na retenção de talentos, que são tão importantes para o desenvolvimento de Portugal. O Santander Totta tem vindo a reforçar o seu apoio à economia, prestando especial atenção às PME e mid-caps”.

O Banco Europeu de Investimento (BEI) é a instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia, cujo capital é detido pelos Estados-membros. Concede financiamentos a longo prazo para investimentos viáveis que contribuam para a concretização dos objectivos políticos da UE. Só em Portugal, o BEI disponibilizou em 2015 mais de 1.400 milhões de euros para diferentes projectos em todo o País.

40 anos de actividade em Portugal

O BEI é um parceiro de longa data de Portugal. O banco da UE começou a apoiar a economia portuguesa em 1976, ainda antes da adesão de Portugal às Comunidades Europeias em 1986. Até à presente data, o BEI emprestou mais de 45.000 milhões de euros para financiar projectos em Portugal.

O Grupo BEI, constituído pelo BEI e pela sua subsidiária, o Fundo Europeu de Investimento, concedeu financiamento a mais de 25.000 PME através de linhas de crédito em cooperação com o sistema bancário nacional.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.