Início / Agricultura / BEI disponibiliza 27,5 M€ para apoiar estratégia de descarbonização da The Navigator Company

BEI disponibiliza 27,5 M€ para apoiar estratégia de descarbonização da The Navigator Company

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai apoiar a The Navigator Company, o maior fabricante de papel e pasta de papel da Europa, concedendo um financiamento de 27,5 milhões de euros destinado à construção e exploração de uma nova caldeira a biomassa na sua fábrica integrada situada na Figueira da Foz, uma região portuguesa abrangida pela política de coesão.

Explica um comunicado da Comissão Europeia que este projecto, “que se reveste de grande importância, é o primeiro passo da estratégia de descarbonização lançada recentemente pela Navigator com o objectivo de assegurar a neutralidade carbónica da empresa até 2035 (15 anos antes da meta da UE, que é 2050), a qual está em sintonia com o Acordo de Paris, o Pacto Ecológico Europeu e o Roteiro para a Neutralidade Carbónica aprovado por Portugal”.

A substituição do equipamento existente por uma nova caldeira a biomassa faz parte dos investimentos que a empresa está a realizar para neutralizar as emissões de carbono, sendo considerada uma medida crucial para conservar e reforçar a sua competitividade e presença no mercado num sector cíclico, especialmente no contexto das profundas consequências económicas da actual pandemia de Covid-19.

Este financiamento do BEI é concedido no âmbito do Plano de Investimento para a Europa.

Matéria-prima proveniente de florestas certificadas

Realça o mesmo comunicado que a fábrica da Figueira da Foz “apenas utiliza matéria-prima proveniente de florestas certificadas por sistemas de certificação florestal reconhecidos internacionalmente ou considerada como madeira controlada. Este projecto contribuirá também claramente para o apoio ao emprego rural e às economias rurais em Portugal, mediante o desenvolvimento de uma cadeia de valor das florestas e da bioeconomia”.

“Estamos muito satisfeitos por apoiar a ambiciosa estratégia de descarbonização da The Navigator Company e os seus esforços em modernizar a produção para torná-la mais sustentável e fortalecer a sua competitividade. Ao impulsionar a recuperação económica após a crise da Covid-19, este projecto promoverá a economia circular e ajudará a UE a alcançar o seu objectivo de neutralidade climática até 2050”, disse a vice-presidente do BEI Emma Navarro, responsável pelas operações em Portugal e pela acção climática do Banco.

E acrescentou que “a acção climática e a coesão, juntamente com o crescimento sustentável, continuam a ser as principais prioridades do BEI, mesmo durante esta pandemia. Temos o prazer de apoiar um projecto que está a contribuir fortemente para esses objectivos em Portugal e na Europa”.

Esta é a oitava transacção entre o BEI e a The Navigator Company, tendo a última operação sido assinada em 2018. Neste recente projecto, o Grupo BEI apoiou os investimentos da The Navigator Company nos domínios da inovação e da acção climática, nomeadamente o financiamento da modernização da fábrica da Figueira da Foz e da melhoria das suas tecnologias de produção, o que permitiu reduzir a energia consumida e a quantidade de produtos químicos utilizados, bem como as emissões de gases com efeito de estufa, graças à substituição dos combustíveis fósseis por um recurso acrescido à biomassa, uma fonte de energia renovável.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.