Início / Empresas / Bancos Alimentares recolhem 1.695 toneladas de alimentos em dois dias de campanha

Bancos Alimentares recolhem 1.695 toneladas de alimentos em dois dias de campanha

Os Bancos Alimentares Contra a Fome angariaram este fim-de-semana mais de 1.695 toneladas de alimentos numa campanha de recolha que mobilizou milhares de voluntários em todo o País, a primeira após o confinamento imposto pela pandemia.

“Agradecemos a todos quantos participaram, doando alimentos e com voluntariado. Uma vez mais os portugueses acolheram de forma generosa e entusiástica o desafio dos Bancos Alimentares e continuaram a alimentar esta ideia, contribuindo com a sua ajuda individual para dar uma grande ajuda colectiva às 400 mil pessoas que se confrontam ainda com carências alimentares, apesar do contexto inflacionista que se vive actualmente”, afirmou Isabel Jonet, presidente da Federação dos Bancos Alimentares.

A quantidade total recolhida representa um acréscimo de 72 toneladas (+4,4%) em relação à campanha de Maio de 2019, resultado extraordinário em contexto de significativo acréscimo dos preços dos produtos alimentares.

Os alimentos recolhidos começarão a ser distribuídos já a partir da próxima semana, contribuindo assim para ajudar a suprir as necessidades alimentares de cerca de 400 mil pessoas, apoiadas por 2.600 instituições, quer através de cabazes de alimentos, quer através de refeições confeccionadas servidas em lares, creches, apoio domiciliário, cantinas sociais, etc..

Os alimentos mais doados na campanha foram, como habitualmente, os produtos não perecíveis (leite, arroz, azeite, massas, açúcar, cereais de pequeno-almoço, bolachas, grão e feijão) representando aqui também uma adesão à ideia promovida pelo Banco Alimentar de partilha.

Até 5 de Junho: campanha “Ajuda Vale” e site de doações online

Quem não teve oportunidade de contribuir no fim-de-semana pode ainda fazê-lo até 5 de Junho através da campanha “Ajuda Vale” com vales de produtos disponíveis nas caixas dos supermercados, bem como no portal de doação online www.alimentestaideia.pt.

Existem actualmente 21 Bancos Alimentares, com actividade em: Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Madeira, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Terceira Viana do Castelo e Viseu.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Agricultores vão começar a receber os 10 cêntimos por litro de gasóleo agrícola gasto em 2021

Partilhar              A decisão já está publicada em Diário da República. Os agricultores vão receber  10 cêntimos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.