O Instituto Superior de Agronomia, a Baladi – Federação Nacional dos Baldios, a WWF Portugal e o Instituto Politécnico de Bragança vão organizar o seminário final do Projecto Safer-Lands, onde serão apresentados os resultados finais do trabalho desenvolvido, com uma mesa redonda sobre a gestão dos baldios no contexto dos incêndios rurais e do regime florestal.
O evento, que juntará decisores políticos, técnicos florestais, dirigentes associativos e investigadores, realiza-se no dia 6 de Junho, a partir das 9h30, no Auditório Dionísio Gonçalves, da Escola Superior Agrária de Bragança.
No evento serão apresentados os principais resultados do projecto, desde a geografia do Regime Florestal até à criação dos agrupamentos de baldios como novo modelo de governança —, seguidos de uma mesa redonda com especialistas para debater propostas de reforma legislativa e estratégias para uma gestão mais segura e participada das terras comunitárias.
A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, aqui.
Os baldios ocupam quase meio milhão de hectares em Portugal e são territórios chave na prevenção de incêndios. O projecto Safer-Lands estudou o seu risco e barreiras na sua governança e propõe soluções sustentáveis.
Saiba mais sobre o projecto “Safer-Lands: Desbloquear a gestão colaborativa do risco de incêndio e melhorar o quadro legislativo para terrenos comunitários (baldios) mais seguros”, aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
