Início / Agricultura / Balança comercial agroalimentar da UE bate recorde em Agosto de 2022

Balança comercial agroalimentar da UE bate recorde em Agosto de 2022

A Comissão Europeia publicou hoje, 29 de Novembro, o último relatório mensal sobre o comércio agroalimentar, que mostra que tanto as exportações como as importações agroalimentares da UE aumentaram em Agosto de 2022, o que conduziu ao valor mais elevado dos fluxos comerciais mensais da UE em 2022, com 35 mil milhões de euros.

A balança comercial da UE atingiu também o seu valor mais elevado do ano no mesmo mês, com 5,6 mil milhões de euros. O valor das exportações da UE aumentou 6% e as importações 3% em comparação com Julho de 2022. O relatório confere também uma atenção especial aos fluxos comerciais entre a UE e a Índia.

Exportações

Os maiores valores de exportação em Agosto foram os preparados de cereais (1,7 mil milhões de euros), o trigo (1,6 mil milhões de euros) e o vinho (1,4 mil milhões de euros). Grande parte das exportações de trigo da UE vão para a região do Médio Oriente/Norte de África (MENA) e para a África subsariana. Apenas em Agosto, 2 milhões de toneladas de trigo chegaram à região MENA (48% do total das exportações de trigo da UE) e 1,5 milhões de toneladas chegaram à África Subsariana (34% do total das exportações de trigo da UE).

Se olharmos para todos os produtos agroalimentares exportados, os países importadores mais importantes da UE em Agosto foram o Reino Unido, os Estados Unidos e a China. Desde o início do ano até Agosto de 2022, mais de um terço (36%) das exportações de vinho da UE foram efectivamente para a América do Norte. No total, a UE exportou 148 mil milhões de euros de produtos agroalimentares de Janeiro a Agosto de 2022, o que corresponde a 75% do valor das exportações totais de 2021.

Importações

Em Agosto de 2022, a UE importou principalmente do Brasil, do Reino Unido e da Ucrânia. As importações da UE provenientes da Ucrânia aumentaram 19% em Agosto em comparação com Julho, principalmente devido ao aumento das importações de colza (+469%) e de trigo (+246%) em termos de valor. As importações de milho da UE provenientes de várias origens aumentaram significativamente em Agosto (77% em volume), devido à seca de Verão que afectou os rendimentos em todos os países da UE.

O total das importações da UE entre Janeiro e Agosto de 2022 atingiu 110,9 mil milhões de euros, o que corresponde a 85% das importações anuais em 2021.

Pode ler o relatório completo aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

DS Smith abre novo Customer Innovation Hub em Madrid

Partilhar              A DS Smith Packaging Ibéria escolheu a cidade de Madrid para instalar o seu primeiro …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.