Os azeites portugueses arrecadaram nove medalhas de ouro, sete de prata e três de bronze no 4th Athena International Olive Oil Competition, que se realizou de 18 a 20 de Março de 2019, em Nafplion, na Grécia.
Entre os premiados encontram-se azeites da Galo, da Sovena, da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, Francisco Rocha Pires, Sociedade Agrícola Alberto Manso, Trás-os-Montes Prime, Segredos do CÔA e Vale Douro.
A cerimónia da entrega dos prémios ocorreu no sábado, 20 de Abril, em Atenas, no famoso Hotel Grande Bretagne, e foi acompanhada, tal como no ano passado, por uma prova de azeites.
Português no júri
O júri deste concurso contou com a participação do português Francisco Ataíde Pavão (na foto).
Francisco Manuel Águia de Sousa Ataíde Pavao é agrónomo, gestor de olivais, perito em olival, educador e provador acreditado.
Formado pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, há muitos anos que gere olivais e viveiros de oliveiras. Tem estado na vanguarda da implementação de novas técnicas integradas de produção e agricultura biológica.
Lecciona na Escola Superior de Agronomia do Instituto Politécnico de Bragança e é membro permanente do painel alargado de provadores de azeite da escola.
Lista dos prémios atribuídos aqui.
Agricultura e Mar Actual