O Município de Azambuja realiza mais uma edição do Mês da Cultura Tauromáquica, a decorrer 1 a 21 de Maio de 2025, com diversas actividades ligadas à cultura tauromáquica.
Ontem, dia 1, quinta-feira, foi marcado o arranque da 26º edição, com o “Encerrito”, uma actividade para crianças, na Praça do Município, com início marcado às 10h00 e organizada pela Tertúlia Festa Brava. No período da tarde, teve lugar a inauguração de três exposições, que estarão patentes até ao dia 31 de Maio.
A exposição “Taurus Murus” reúne um conjunto de fotografias evocativas da temática tauromáquica. Uma colecção de 19 telas, de grandes dimensões, que nos transporta para o mundo da tauromaquia, dos seus intervenientes e particularidades, levando uma colorida às ruas da vila de Azambuja, exaltando os valores da “festa brava” e a importância dessa herança para a identidade do nosso território, refere uma nota de agenda da autarquia.
“Propõe-se um circuito visitável a pé, com início no Páteo do Valverde, percorrendo as várias ruas de Azambuja, passando por alguns dos mais emblemáticos locais relacionados com a Feira de Maio”, adianta.
As outras duas exposições deste programa, são a Exposição de Carlos Pimental que estará instalada no Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque e a Exposição de pintura “Arenas” de Diogo Munoz, que estará instalada na Galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja. Estas exposições são organizadas pela Tertúlia Festa Brava.
A Câmara Municipal de Azambuja dinamiza, ainda, e integrado nesta programação, no dia 3, um espectáculo intitulado de “Terra, Toiros e Flamenco”, que terá lugar às 21h30, no Auditório do Centro Social e Paroquial.
A Tertúlia Festa Brava dinamiza ainda, no âmbito desta programação, às 19h00, no dia 2 (sexta-feira), uma homenagem às Cavaleiras Ana Batista e Sónia Matias, pelos 25 anos de Alternativa, que decorrerá no Museu Municipal e no dia 16 (sexta-feira), na Biblioteca Municipal de Azambuja a Homenagem ao Cavaleiro Marco José Dias Coutinho, pelos seus 30 anos de Alternativa.
A Poisada do Campino integra a programação com três actividades. A primeira está marcada para o dia 29 de Maio, às 10h00, com uma Festa Campera do Grupo de Forcados Amadores de Azambuja, que terá lugar no Parque Ecológico e Ambiental de Azambuja. No dia 10 (sábado), às 21h00, decorrerá a 7ª edição do Festival de Escolas de Sevilhanas “Azambuja Sevillanissima”, na Praça do Município. No dia 17 (sábado), às 15h00, a Praça do Município vai receber a iniciativa “Toureio a Pé Comentando”, comentando por Mauricio do Vale.
E o Centro Hípico Lebreiro de Azambuja integra a programação com duas actividades. No dia 10 (sábado), às 10h00, está marcada uma Prova de Ensino, na Manga do Valverde, em Azambuja. No dia 11 (domingo) às 10h00, terá lugar a Prova de Corrida à Pele – Campeonato Regional Zona Centro, que terá igualmente lugar na Manga do Valverde, em Azambuja.
Por outro lado, a União de Tertúlias de Azambuja complementa a programação nos últimos dias, antes da chegada da Feira de Maio de Azambuja, com diversas actividades. No dia 17 (sábado), às 18h00, teremos os Jogos Tradicionais FutVaca e às 22h00 um Bailarico com a banda “Compis Del Cante”. As iniciativas decorrerão na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa.
E, no dia 22 tem início a festa mais castiça do Ribatejo, a Feira de Maio de Azambuja.
Programa completo aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
