Início / Agenda / Azambuja apresenta estudo para desenvolvimento do sistema de recolha de bioresíduos a implementar no concelho

Azambuja apresenta estudo para desenvolvimento do sistema de recolha de bioresíduos a implementar no concelho

A Câmara Municipal de Azambuja vai realizar uma sessão de apresentação do estudo para o desenvolvimento do sistema de recolha de bioresíduos a implementar no concelho de Azambuja. A sessão, aberta ao público, terá lugar no dia 10 de Novembro, a partir das 19 horas, no Auditório Municipal Páteo do Valverde, em Azambuja. No acesso ao auditório, será obrigatório o uso de máscara.

Segundo a autarquia, com este estudo, pretende-se encontrar respostas para a pergunta “o que fazer com os bioresíduos?”, o que exige que eles sejam encarados e geridos como matéria-prima, numa perspectiva de economia circular, com um custo e um valor associado, o que vai permitir a obtenção de produtos com valor de mercado, nomeadamente o biogás, a energia eléctrica e o composto.

Assim, acrescenta a autarquia de Azambuja, uma boa gestão dos bioresíduos requer uma visão e uma perspectiva global, em todas as suas dimensões e cadeia de valor, que inclua aspectos como a separação na fonte, a valorização na origem, a recolha selectiva, o transporte, o tratamento e a valorização no sistema em alta dos produtos com valor de mercado que se obtêm, mas também dos efluentes líquidos (poluentes) daí resultantes.

Por tudo isto, acrescenta, o estudo que irá ser apresentado “reveste-se de uma grande importância para a definição das políticas de gestão de resíduos a curto prazo, pois avalia o potencial de produção de bioresíduos no concelho de Azambuja, procurando traçar e avaliar, comparativamente, cenários de implementação da recolha selectiva e de reciclagem na origem”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.