Início / Agricultura / Autoridade Tributária, GNR e Municípios assinam protocolos para defesa da floresta

Autoridade Tributária, GNR e Municípios assinam protocolos para defesa da floresta

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e os Municípios vão ter acesso a informação da Autoridade Tributária e Aduaneira sobre a matriz predial dos prédios informam os Ministérios das Finanças e da Administração Interna em comunicado conjunto.

A informação servirá para a identificação e notificação dos proprietários ou detentores de imóveis, nomeadamente para o cumprimento da estratégia nacional de defesa da floresta contra incêndios e, num contexto mais alargado, para uma mais efectiva intervenção ao nível do ordenamento do território, do desenvolvimento rural e de protecção civil.

O protocolo entre a Autoridade Tributária e Aduaneira e a Guarda Nacional Republicana, bem como a Declaração Conjunta com a Associação Nacional de Municípios Portugueses – que permitirá que cada um dos municípios estabeleça protocolos individuais com a AT – serão assinados amanhã, 6 de Abril, em Coimbra, com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

Reforma da Floresta

No âmbito das iniciativas da Reforma da Floresta e do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, está prevista a cooperação institucional entre as entidades fiscalizadoras e a Autoridade Tributária e Aduaneira, uma vez que o conhecimento dos limites e da titularidade da propriedade é imprescindível para as actividades de gestão, controlo e planeamento territorial e para o sucesso da implementação da política de prevenção e combate dos incêndios.

Recorde-se que os proprietários estão obrigados a proceder à gestão de combustível e que, caso não o façam no prazo devido, devem os municípios assegurar essa tarefa, ressarcindo-se posteriormente das despesas em que tenham incorrido.

À Guarda Nacional Republicana compete, entre outras acções, a coordenação da fiscalização, em todo o território continental no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Associação Empresarial da Póvoa de Varzim celebra 131 anos de existência

Partilhar              A AEPVZ — Associação Empresarial da Póvoa de Varzim assinalou, este sábado, o seu 131º …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.