Início / Mar / Ambiente / Autoridade Marítima treina combate à poluição do mar em diferentes cenários

Autoridade Marítima treina combate à poluição do mar em diferentes cenários

O Serviço do Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima Nacional desenvolveu, desde o dia 14 de Junho, até ontem, dia 17 de Junho, um treino em combate à poluição, na Base Logística Nacional, enquadrado pelo estabelecido no plano de contingência nacional – Plano Mar Limpo (RCM 25/93). Este treino tem por objectivo permitir o adestramento e a prática de técnicas de combate à poluição do mar, em particular, na vertente da contenção e recuperação de hidrocarbonetos e comando e controlo.

Das várias actividades realizadas, destaca-se o treino de condução e progressão em todo o terreno, treino de comunicações, operação de barreiras de contenção em diferentes cenários, utilização de técnicas de recolha mecânica de hidrocarbonetos (com diferentes tipos de recuperadores), limpeza de praia e lavagem de rochas.

Este treino incidiu ainda na operação da embarcação UAM “Vazante”, juntamente com outras embarcações, na simulação da recolha dinâmica de hidrocarbonetos, formação em “U” e em “J”. Foi também realizada a montagem e operação do recuperador de hidrocarbonetos de alto débito (TRANSREC com capacidade de recolha de 250m3/h), vocacionado para operação no “offshore”. Em paralelo, foram treinados procedimentos de comando e controlo e diversas ferramentas informáticas de apoio à decisão.

Para além da vertente técnica, a Autoridade Marítima salienta toda a componente de trabalho, dinâmica e liderança das equipas, apenas possível, quando inserida em contexto de treino operacional.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.