Início / Agricultura / Autoridade da Concorrência dá luz verde à compra da Raporal pela Valsabor

Autoridade da Concorrência dá luz verde à compra da Raporal pela Valsabor

A Autoridade da Concorrência (AdC) adoptou uma decisão de não oposição na operação de concentração através da compra da Raporal pela Valsabor.

“Em 11 de Outubro de 2022, o Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência, no uso da competência que lhe é conferida (…) delibera adoptar uma decisão de não oposição à operação de concentração (…) uma vez que a mesma não é susceptível de criar entraves significativos à concorrência efectiva no mercado nacional ou em parte substancial deste”, refere aquela Autoridade em comunicado.

A Valsabor — do Valgrupo — notificou a 21 de Setembro a Autoridade da Concorrência da aquisição do controlo exclusivo sobre a Raporal e das suas subsidiárias.

A Valsabor, integrada em grupo com presença, nomeadamente, na criação e produção de suínos, no abate de animais e transformação de carnes e no fabrico de ração para animais, comprou a Raporal, dedicada à criação de suínos brancos vivos, fabricação de rações e abate e transformação de carnes.

Valgrupo

A Valgrupo é composta por diversas empresas, relacionadas com a criação, abate, transformação e comercialização de carne de suínos, empregando cerca mil pessoas. Tem também presença noutros sectores de actividade. Em 2020, o volume de negócios do Grupo ultrapassou os 350 milhões de euros e as exportações representavam 5% deste valor.

Arranque em 1989

O ValGrupo teve o seu início em 1989 e, até hoje, a sua história tem sido feita de um “crescimento continuo actuando actualmente em vários sectores de mercado. A principal chave de sucesso é a verticalização, que garante um rigoroso controlo de qualidade e rastreabilidade dos produtos”, diz Anabela Tereso, administradora do Valgrupo.

A actividade do ValGrupo centra-se na produção animal: suínos, bovinos e aves, e no abate, transformação e comercialização de produtos alimentares. Conta com um centro de inseminação artificial, distribuição de medicamentos veterinários, produção de rações e distribuição de todos os produtos e matérias primas. O grupo ainda actua em outros sectores como a construção de infra-estruturas, produção e comercialização de vinho e realização de eventos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Empresa húngara procura fornecedores de produtos para casa e jardim, hortícolas, ferramentas e produtos de irrigação

Partilhar              Uma empresa familiar húngara, fundada em 1991, está à procura um parceiro que possa representar no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.