Início / Apoios e Oportunidades / Autarquia de Viana do Castelo aprova apoios de 85 mil euros a pescadores de Castelo de Neiva

Autarquia de Viana do Castelo aprova apoios de 85 mil euros a pescadores de Castelo de Neiva

O executivo camarário de Viana do Castelo aprovou, ontem, 29 de Abril, por unanimidade, um conjunto de apoios no valor global de 85 mil euros à Associação de Armadores de Pesca de Castelo de Neiva com o objectivo de melhorar as condições de actividade da comunidade piscatória.

As três propostas dizem respeito às condições existentes nos armazéns de aprestos construídos ao abrigo de uma intervenção de 2,15 milhões de euros da Polis Litoral Norte.

A autarquia assinou um protocolo de cooperação com a Docapesca – Portos e Lotas para garantir a gestão e manutenção dos novos armazéns de aprestos de pesca de Castelo do Neiva – Pedra Alta.

Em Novembro passado, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, entregou aos pescadores a chave dos 40 novos armazéns de aprestos de Castelo do Neiva – Pedra Alta.

Uma das propostas diz respeito à execução das instalações eléctricas e de rede de água nos armazéns de aprestos, num apoio de 35.269 euros à Associação de Armadores de Pesca de Castelo de Neiva.

Para assumir a adaptação do guincho de elevação das embarcações dos pescadores foi aprovado um apoio de 19.418 euros. Foi também aprovado um apoio de 22.397 euros para a instalação de um posto de abastecimento de combustível aos barcos. Ficou ainda deliberada a atribuição de 6.514 euros à Associação para fazer face às despesas com trabalhos de construção civil.

Modernização do Portinho de Pesca de Castelo do Neiva

A modernização do Portinho de Pesca de Castelo do Neiva representou um investimento global de 2,15 milhões de euros, com taxa de co-financiamento comunitário de 75% ao Mar 2020. A empreitada implicou a beneficiação das redes de infra-estruturas, requalificação dos pavimentos, reordenamento das áreas exteriores de circulação e estacionamento de embarcações, e de manuseamento das redes e aprestos de pesca, instalação de um novo guincho na rampa-varadouro, requalificação e expansão dos armazéns de aprestos de pesca, reordenamento e beneficiação do sistema de depósito e recolha diferenciada de resíduos, requalificação/beneficiação da oficina de reparação de embarcações, beneficiação do posto de abastecimento de combustíveis às embarcações e requalificação/beneficiação/ampliação do edifício-lota.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.