Início / Agricultura / Autarquia dá formação a alunos da Agrária de Viana do Castelo sobre gestão ambiental

Autarquia dá formação a alunos da Agrária de Viana do Castelo sobre gestão ambiental

A presidente do conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), Carlota Borges, acompanhada de técnicos dos serviços, recebeu hoje, 24 de Março, os alunos do Mestrado em Engenharia do Território e do Ambiente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), que participaram numa acção de formação de auditoria ao Sistema de Gestão Ambiental dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo.

A coordenação da visita ficou a cargo de Ricardo Teixeira, auditor da Associação Portuguesa de Certificação (APCER), e da professora Ana Cristina Rodrigues, docente do IPVC.

A formação acontece no âmbito da unidade curricular de Sistemas de Gestão Ambiental e Auditorias e pretende contribuir para a qualificação dos estudantes como Auditores Internos de Ambiente pela APCER, refere uma nota de imprensa da autarquia, recordando que os SMVC obtiveram recentemente a renovação da certificação de sistema de gestão integrado da qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho, dando cumprimento às normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 4500, pela APCER.

Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo são “uma entidade de referência nacional nas áreas em que actua, procurando elevar sempre os padrões de desempenho”, acrescenta a mesma nota.

Criados em 1928, apresentam desde 2020 uma nova imagem, que representa a actividade desenvolvida no que toca à Gestão dos Resíduos Urbanos e a Gestão da Actividade de Limpeza Pública. Assim, a folha azul passou a ser verde para reforçar a orientação ambiental e a recolha de resíduos.

Os SMVC assumem a recolha de resíduos em todo o concelho e a limpeza pública no centro histórico da cidade. Continua disponível, gratuitamente, o serviço de Recolha de Monstros e de Resíduos Verdes Urbanos, mediante agendamento.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Produtores florestais querem 10% do Fundo Ambiental para mitigação das alterações climáticas

Partilhar              As seis federações de produtores florestais “exigem o reforço, a previsibilidade e a desburocratização do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.