Início / Agricultura / Autarca de Vieira do Minho destaca importância do projecto de resinagem do concelho

Autarca de Vieira do Minho destaca importância do projecto de resinagem do concelho

O “Dia do Resineiro”, evento de homenagem à resinagem e ao pinhal-bravo, promovido pela Resipinus — Associação de Destiladores e Exploradores de Resina, foi comemorado no passado sábado, dia 22 de Outubro, na Antiga Cerâmica de Arganilense, em Arganil. E contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso.

Na sua intervenção, o autarca reforçou as vantagens do aproveitamento deste recurso, demonstrando “o bom exemplo que o concelho constitui nesta área, em concreto a prestação da Associação para o Ordenamento da Serra da Cabreira”.

O Projecto de Resinagem está implementado desde o início do ano de 2021, nas freguesias de Pinheiro e Cantelães. O projecto está a ser executado pela Associação para o Ordenamento da Serra da Cabreira, em estreita colaboração com o Município de Vieira do Minho e com os Conselhos Directivos de Baldios de Cantelães e Pinheiro e respectivas Juntas de Freguesia, explica uma nota de imprensa da autarquia de Vieira do Minho.

Este projecto está localizado numa vasta área de pinhal nas freguesias de Pinheiro e Cantelães e tem por objectivo a “promoção sustentável da floresta, uma vez que para além de permitir a extracção deste recurso natural, a resina, permite, em simultâneo, a limpeza e vigilância daquelas manchas florestais”.

A área de resinagem está dividida em nove talhões com cerca de dezoito mil bicas instaladas nos pinheiros. A primeira colheita deste recurso natural decorreu no mês de Junho.

De referir ainda que a implementação deste projecto “é o reflexo da aposta na valorização da floresta e seus activos preconizada pelo Município Vieirense, pois esta actividade já permitiu a criação de seis postos de trabalho. Em simultâneo vai gerar receitas e contribuir simultaneamente para uma maior protecção das áreas florestais a intervencionar, através de uma maior presença humana, vigilância e efeito dissuasor relativamente à probabilidade de ocorrência de incêndios florestais”, realça a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.