Início / Agricultura / Autarca de Torres Vedras pede financiamento para avançar com projectos de regadio nos vales do Sizandro e Alcabrichel

Autarca de Torres Vedras pede financiamento para avançar com projectos de regadio nos vales do Sizandro e Alcabrichel

A socialista Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, aproveitou a presença do secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, na abertura da Feira de São Pedro, a 30 de Junho, para frisar “a necessidade de se assegurar financiamento que permita avançar com os projectos de regadio nos vales do Sizandro e do Alcabrichel”.

A Feira da São Pedro, organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, realiza-se de 29 de Junho e 9 de Julho e conta com cerca de 140 expositores de produtos e serviços e uma área para cerca de 100 feirantes tradicionais.

Por outro lado, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, chamou também a atenção para a necessidade de apoios que “permitam proporcionar condições de alojamento e habitabilidade condignas aos trabalhadores agrícolas migrantes existentes no concelho de Torres Vedras”.

E nessa sequência, sublinhou a “importância do direito constitucional à habitação, sendo que a habitação é, de resto, o tema central da exposição que a Câmara Municipal de Torres Vedras apresenta este ano na Feira de São Pedro”.

Feira com 730 anos

A iniciar a cerimónia de abertura da edição deste ano certame, o presidente da empresa municipal Promotorres, Rui Penetra, na sua alocução, afirmara que “uma feira com esta longevidade [730 anos] só é possível porque somos um território com gente de fibra, resiliente e empreendedora”.

“Se é importante ter uma economia forte, pujante… é ainda mais importante que todos tenhamos preocupações sociais e ambientais”, afirmou Rui Penetra, depois de explicar que a Feira de São Pedro cumpre com 14 dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Feira de São Pedro é um evento que decorre na Expotorres e que conta em 2023 com 156 expositores de produtos e serviços, uma área para 105 feirantes tradicionais, 22 locais de venda de artesanato, 25 espaços de divertimento, áreas de restauração (com cinco restaurantes e oito tasquinhas) e uma zona de animação (com cinco bares).

De referir que na zona dos expositores ou nas imediações da mesma encontra-se, mais uma vez, o espaço “Vinhos nas Linhas” (no qual se pode degustar vinhos da região de Lisboa), o espaço “Quinta de São Pedro” (em que são apresentados animais de criadores do concelho de Torres Vedras) e um auditório que acolhe acções relacionadas com a área económica e a da sustentabilidade.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Garland Logistics obtém Certificação IFS Logistics para armazenamento e transporte de bens alimentares

Partilhar              A Garland Logistics, empresa de logística do Grupo Garland, obteve a exigente certificação pelo Standard …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.