Início / Empresas / Atena Equity Partners aposta nos moldes e compra Tecnifreza e E&T Plastics
João Rodrigo Santos, partner Atena Equity Partners

Atena Equity Partners aposta nos moldes e compra Tecnifreza e E&T Plastics

A Atena Equity Partners decidiu investir no sector dos moldes com o objectivo de “contribuir para o seu desenvolvimento e crescente internacionalização, potenciando as competências e vantagens competitivas existentes nesta área em Portugal”. No âmbito desta estratégia, a Atena Equity Partners acaba de assinar acordos de investimento na Tecnifreza e na E&T Plastics/AFR Moldes, empresas especialistas na concepção e desenvolvimento de projectos de engenharia e fabrico de moldes técnicos de precisão.

No conjunto, as três empresas geram um volume de negócios agregado de cerca de 25 milhões de euros, apresentando negócios complementares que permitem explorar sinergias comerciais, nomeadamente nos mercados internacionais para onde exportam mais de 80% da sua produção. As empresas vão manter a sua existência autónoma, bem como as respectivas equipas de gestão, passando a beneficiar do suporte da Atena Equity Partners e dos seus executivos operacionais.

A gestão dos investimentos realizados pela Atena Equity Partners no sector dos moldes será assegurada por José Pedro Santana, gestor de topo a nível internacional e empresário que foi presidente executivo de empresas como a Timex e fundador da Vector Watches e da Ultra Motor. Conhecedor do sector, José Pedro Santana é licenciado em Engenharia Mecânica e possui um MBA pela Universidade do Arkansas, bem como formação executiva em Finanças pela Harvard Business School.

Moldes com potencial de desenvolvimento

João Rodrigo Santos, partner da Atena Equity Partners, afirma que “o sector dos moldes em Portugal apresenta um interessante potencial de desenvolvimento, uma vez que possui competências técnicas reconhecidas a nível internacional e uma dimensão relevante. Estes diferentes investimentos que agora realizamos pretendem aproveitar esse potencial e possibilitar a criação de um projecto internacional de referência com base em Portugal”.

A Tecnifreza, a E&T Plastics e a AFR Moldes estão todas localizadas na Marinha Grande e, apesar de actuarem todas no sector dos moldes e dos plásticos, estão em segmentos complementares, apresentando competências distintas.

“Vamos desenvolver as empresas adquiridas, explorando sinergias comerciais de forma a fazer crescer o negócio, mas também estamos atentos e a analisar outras possibilidades de investimento no sector dos moldes e plásticos que permitam acelerar esse crescimento”, adianta João Rodrigo Santos.

As operações realizadas tiveram como assessores financeiros a Alantra Portugal e como assessor legal a Garrigues, por uma equipa liderada por Vasco Rodrigues.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.