Início / Agricultura / Associação Portuguesa de Horticultura organiza visita de olivoturismo/enoturismo em Trás-os-Montes

Associação Portuguesa de Horticultura organiza visita de olivoturismo/enoturismo em Trás-os-Montes

A APH — Associação Portuguesa de Horticultura organiza uma visita de Olivoturismo/Enoturismo à região de Trás-os-Montes, nos dias 11, 12 e 13 de Novembro de 2022. O percurso será realizado de autocarro, com partida de Lisboa, às 14 horas do dia 11, sexta-feira, e chegada às 20h do dia 13, domingo.

Os participantes terão oportunidade de realizar a colheita manual da azeitona da forma tradicional, visitar lagares onde a moenda se faz em moinhos de pedra e provar o azeite recém-extraído, conhecer todo o ciclo da oliveira e do azeite no Museu da Oliveira e do Azeite de Mirandela e degustar a gastronomia local na companhia de vinhos da região.

Em Trás-os-Montes, segunda maior região produtora de azeite em Portugal, os olivais encontram-se distribuídos por montanhas e vales, e são conduzidos em modo tradicional, na sua maioria em condições de sequeiro. Predominam as variedades tradicionais de azeitona, o que juntamente com as técnicas ancestrais de cultivo, faz com que sejam produzidos azeites genuínos e de identidade única.

Por outro lado, há também um grande incremento ao nível tecnológico com lagares modernos e bem apetrechados, onde num curto espaço de tempo desde a entrada da azeitona até à sua laboração, se extraem azeites de elevada qualidade. Os participantes poderão visitar um destes lagares na Cooperativa de Olivicultores de Valpaços.

Pode consultar o programa e inscreva-se aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP promove debate sobre Planos de Gestão de Região Hidrográfica 2022-2027

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal promove no auditório da sua sede, em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.