Início / Featured / Associação de Pescadores Graciosenses promove campanha de sensibilização sobre segurança no mar

Associação de Pescadores Graciosenses promove campanha de sensibilização sobre segurança no mar

A Associação de Pescadores Graciosenses promove uma campanha de sensibilização sobre Segurança no Mar esta quinta-feira na Graciosa, Açores, entre as 14h00 e as 18h00, no cais comercial e no porto de pescas da Praia. O programa inclui a simulação de salvamento no mar, a demonstração da utilização de material pirotécnico e de coletes de salvação, a demonstração do abandono do navio em caso de acidente e o uso da balsa salva-vidas.

A Direcção Regional das Pescas dos Açores participa nesta acção, através da disponibilização de formadores e da embarcação FORMAR, de apoio à formação profissional do sector das pescas.

“A segurança no mar é crucial para a sobrevivência dos pescadores”, afirmou o director Regional das Pescas, frisando que “estas acções são importantes para a actualização de conhecimentos adquiridos pelos profissionais da pesca aquando da realização das suas formações, quer no acesso à categoria de Pescador, quer no acesso à categoria de Arrais de Pesca”.

Luís Costa salientou ainda que “a Direcção Regional das Pescas está a preparar um plano, a implementar no início do próximo ano, com acções de divulgação e de sensibilização em todas as ilhas do arquipélago sobre Segurança no Mar”.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), actualmente existem em todo o mundo cerca de 30 milhões de pescadores a trabalhar a bordo de cerca de quatro milhões de embarcações de pesca, das quais 98% têm um comprimento inferior a 24 metros.

A Organização Internacional do Trabalho estima que, a nível mundial, se registem no sector da pesca cerca de 24 mil vítimas mortais por ano.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PAN defende renaturalização e interdição da caça no Parque Natural da Serra da Estrela

Partilhar              A deputada única do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real, entregou na Assembleia da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.