Início / Agenda / Associação Europeia de Garantia Mútua reúne-se no Porto de 22 a 24 de Junho

Associação Europeia de Garantia Mútua reúne-se no Porto de 22 a 24 de Junho

O Encontro Anual da Associação Europeia de Garantia Mútua (AECM), em que participarão cerca de 300 responsáveis de instituições de garantia de crédito para pequenas e médias empresas (PME) de 30 países, realiza-se no Porto, entre as próximas quarta e sexta-feira, de 22 a 24 de Junho.

A organização é partilhada pelas cinco sociedades que integram o sistema nacional de garantia mútua: a SPGM, de capitais públicos e que na prática funciona como empresa holding do sistema, e as operacionais Norgarante, Lisgarante, Garval e Agrogarante, quatro empresas privadas.

O encontro decorrerá no Centro de Congressos do Porto Palácio Hotel, na Av. da Boavista, e compreende a realização da assembleia geral anual da AECM (na quarta-feira, 22), de uma conferência internacional sobre “A sucessão nas empresas familiares” (na quinta-feira, 23) e do Fórum Global de Líderes das Entidades de Garantia de Crédito para PME (na tarde de sexta-feira, 24).

Com excepção da primeira metade da assembleia geral, na manhã de quarta-feira, que é reservada aos representantes das 42 organizações filiadas na AECM – que operam em 21 dos 28 estados-membros da UE, assim como na Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Rússia e Turquia -, nas outras iniciativas do programa participarão também directores e técnicos da Comissão Europeia -ligados à Direcção-Geral para o Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME (DG Grow) e ao programa COSME -, responsáveis de organismos multilaterais e dirigentes de institutos públicos congéneres do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, um dos dois membros portugueses da AECM. O outro é a SPGM.

Sucessão nas empresas familiares

Na quinta-feira, intervirão na conferência sobre “A sucessão nas empresas familiares” dois membros do Governo português: a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, na sessão de abertura, pelas 9 horas, e o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, no encerramento, pelas 15h40 horas.

O encontro termina na sexta-feira, à tarde, com o Fórum Global de Líderes das Entidades de Garantia de Crédito para PME, que juntará presidentes, administradores e dirigentes de topo de instituições emitentes de garantias oriundos de dezenas de países, da Europa e fora dela, da China a Marrocos, passando pelo Japão, Indonésia, Coreia do Sul, Peru, Chile, Estados Unidos e outros. Do mundo lusófono, estarão participantes de Portugal, Brasil, Angola e Cabo Verde.

No final de 2015, os membros da AECM tinham em carteira, globalmente, mais de 81 mil milhões de euros de garantias, de que beneficiavam 3,1 milhões de PME. Só nesse ano, as garantias que emitiram ultrapassaram os 29 mil milhões de euros, o que diz bem da utilidade deste instrumento para as empresas e para a banca no acesso ao crédito para investimento.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.