Início / Agenda / Associação Agrícola de São Miguel promove 15º Curso de Preparadores de Animais

Associação Agrícola de São Miguel promove 15º Curso de Preparadores de Animais

A Associação Agrícola de São Miguel, através da Cooperativa União Agrícola, está a promover entre 3 e 6 de Abril de 2023, no Parque de Leilões, em Santana, Açores, a 15º edição do Curso de Preparadores de Animais para Concursos de bovinos da raça Holstein-Frísia.

O 15º Curso de preparadores de animais termina na quinta-feira, dia 6 de Abril, no Parque de Exposições de São Miguel, em Santana, onde decorrerão provas de avaliação dos conhecimentos adquiridos através do desfile dos animais em pista, entre 11 e as 13 horas, seguindo-se a entrega de prémios, pelas 14h00.

O Curso de Preparadores de animais tem como principais objectivos aprimorar a apresentação dos animais nos concursos pecuários, que são a montra genética das explorações, o que evidencia todo o investimento e progresso obtido pelos produtores.

Esta formação contribui também para incentivar e promover a actividade agropecuária nos mais jovens. Este curso permite aos formandos a aquisição de conhecimentos teórico-práticos, de lavagem, tosquia, alimentação e desfile em pista dos animais, refere uma nota de imprensa da Cooperativa, acrescentando que proporciona ainda uma abordagem introdutória para a qualidade genética e bem-estar animal.

Este ano, há um número recorde de inscrições, contando com 60 participantes inscritos, com idades compreendidas entre os 5 anos e os 25 anos, onde se verifica cada vez mais a procura desta formação pelos mais jovens. “Um facto a destacar em cada edição, é o número crescente de participantes que não tem ligação directa com a agricultura, mas que vêem esta formação como uma forma de contacto com o sector, nomeadamente com os animais de produção”, acrescenta a mesma nota.

Nesta edição participam jovens até aos 12 anos, com o objectivo de aprender a desfilar com as suas vitelas com que irão participar no XV Concurso Juvenil Micaelense de Raça Holstein Frísia 2023, o que “demonstra a prosperidade futura do sector agropecuário em São Miguel e nos Açores”.

O formador da edição deste ano é o Luís Mota, com um vasto currículo no trabalho com animais Holstein Frísia. Como produtor de leite e preparador, a sua exploração ganhou diversos prémios nacionais, duas das suas vacas foram campeãs nacionais e por diversas vezes foi considerado o melhor criador nacional. Luís é também juiz de concursos morfológicos e já julgou concursos regionais e internacionais. Neste momento é técnico classificador da Associação Portuguesa de Criadores da Raça Frísia.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.