Início / Agricultura / Associação “5 ao Dia” vai continuar a insistir numa alimentação saudável

Associação “5 ao Dia” vai continuar a insistir numa alimentação saudável

A Associação “5 ao Dia” está a promover mais uma edição do Programa “5 ao Dia, Faz Crescer com Energia”, que fomenta uma alimentação equilibrada e saudável.

O reinício do programa aproveita o Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de Outubro, enfatizando, assim, o consumo de pelo menos cinco porções diárias de produtos hortofrutícolas como forma de prevenir doenças crónicas associadas aos maus hábitos alimentares.

O programa privilegia o público escolar e aproveita os espaços físicos dos mercados abastecedores, designadamente aqueles sob gestão do Grupo SIMAB – concretamente o MARL (Lisboa), MARB (Braga), MARÉ (Évora) e o MARF (Faro) –, que, também desta forma, dão cumprimento à sua política de responsabilidade social. Mas aproveita igualmente outros espaços ligados à distribuição agro-alimentar afectos a parceiros protocolados, como é o caso do “Lidl Portugal” e do Mercado Abastecedor de Coimbra.

Cinco porções de fruta e legumes

Como referido, o Programa “5 ao Dia” tem por objectivo a promoção do consumo diário de cinco porções de fruta e/ou hortícolas junto de crianças com idades entre os 7 e os doze anos, para potenciar uma alimentação saudável e estilos de vida saudáveis, assim contribuindo para a prevenção de diversas doenças crónicas, nomeadamente a obesidade.

Instituído para responder à crescente necessidade de educação cívica das crianças — pelo que formatou programas para dois grupos alvo: Primeiro Ciclo (7 aos 9 anos) e Segundo Ciclo (10 aos 12 anos) —, o programa assume a escola como local privilegiado para a assumpção de hábitos e estilos de vida saudável, também no que respeita à alimentação.

A mensagem que é passada aos participantes assenta, assim, nos benefícios do consumo diário de, pelo menos, cinco doses de produtos hortofrutícolas, particularmente nas suas qualidades nutricionais, isto sobre o mote “5 ao Dia, Faz Crescer com Energia!”.

A par da SIMAB, parceiro-âncora da Associação “5 ao Dia”, o Programa envolve muitas outras entidades, de matriz pública ou privada, entre elas um significativo conjunto de municípios, estabelecimentos de ensino de diferentes níveis académicos, e marcas como a Vitacress, Lidl Portugal, Horta Caramela ou RIJk Zwaan.

Além da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Junta de Freguesia da Penha de França, com quem protocolou também a relação, a Associação “5 ao Dia” tem entre os seus parceiros as câmaras municipais de Braga, Évora, Faro, Olhão, Loulé, São Brás de Alportel, Loures, Alvito e Montijo.

Mantém igual relação com as administrações regionais de Saúde do Norte, Alentejo e Centro; direcções dos Serviços de Educação do Norte, Centro e Alentejo; Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte; Universidade de Évora (ICAAM), universidades do Minho e do Algarve; Instituto Piaget – Almada; Escola Superior Agrária de Coimbra; Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Delegação do Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia; Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas; e Escola Superior de Saúde do Algarve.

O seu Conselho Científico é constituído pela Direcção Geral de Saúde/Plataforma Contra a Obesidade (Ministério da Saúde), Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (Ministério da Educação), Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – Serviço de Higiene e Epidemiologia, e Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Decorrendo ao longo do ano lectivo, envolve vários milhares de crianças de todo o País, à semelhança do que acontece em muitos outros países, particularmente da Europa e da América Latina.

“5 AO DIA” na agenda dos mercados

Quanto ao início de mais uma edição do “5 ao Dia” nos mercados abastecedores sob gestão da SIMAB, ele acontece em diferentes dias. Assim, na segunda-feira (16), o arranque dá-se nos mercados de Lisboa (MARL) e de Faro (MARF), enquanto Évora (MARÉ) o faz na terça-feira (17) e Braga (MARB) na quarta-feira (18).

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação (16), as instalações do “5 ao Dia” no MARL recebem a visita de meia centena de crianças a frequentar o Primeiro Ciclo na EB1 de Casal de Cambra (Sintra), a quem, a par das actividades ludo-educativas já habituais no programa, é oferecida uma “t-shirt” com o logótipo deste movimento.

Em Faro (MARF), a sessão inicial desenvolve-se, a partir das 10h00, com um alinhamento semelhante ao do MARL, sendo que o “5 ao Dia” envolve aqui os municípios de Faro, Olhão, São Brás de Alportel e de Loulé, bem como a Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.

Em Évora (MARÉ), também durante a manhã, o Mercado Abastecedor do Alentejo recebe para este efeito meia centena de crianças a frequentar o Primeiro Ciclo no Colégio dos Salesianos. Já em Braga (MARB), são convidados da Associação 5 ao Dia e da SIMAB/MARB meia centena de crianças do quarto ano do Primeiro Ciclo das escolas EB da Cruz e da Garapoa, neste concelho. A sessão de abertura regista a participação do presidente da Associação 5 ao Dia e vogal do Conselho de Administração da SIMAB, Rui Martins, e da vereadora da Educação na Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias.

Na edição que ora se inicia, o Programa 5 ao Dia/Braga vai alargar-se a mais concelhos da região, tendo confirmada a participação de crianças do quarto ano do Primeiro Ciclo de escolas de Esposende, Terras de Bouro, Amares, Vila Verde e Fafe.

Vai também utilizar novos conteúdos pedagógicos, privilegiando – tal como acontece nos restantes espaços – a parceria com a “Nutri Ventures Corporation”, marca de entretenimento infantil que promove exclusivamente a alimentação saudável em mais de 30 países e cujas séries de animação são transmitidas em Portugal em canais televisivos como o “Panda” e “RTP2”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ravasqueira Grande Reserva 2014. Espumante do Alentejo já está no mercado

Partilhar              “Paciência de ourives” é a expressão que traduz o empenho na construção do Espumante Ravasqueira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.