Início / Agenda / Asaval promove formação em avaliação de prédios rústicos

Asaval promove formação em avaliação de prédios rústicos

A Asaval – Associação das Sociedades de Avaliação e Avaliadores de Portugal vai promover uma nova formação sob o tema “Avaliação de Prédios Rústicos”. Esta formação decorrerá num misto de horário laboral (três tardes de sexta-feira) e pós-laboral (duas manhãs de sábado), com sessões presenciais que vão decorrer na Sala 7 da Associação Industrial Portuguesa (AIP), na Praça das Indústrias, em Lisboa, durante os meses de Maio e (início de) Junho. A conduzir a formação estará a Eng.ª Cristina Domingues Castel-Branco.

Entre outros temas a formação vai abordar os seguintes conceitos: Prédios Rústicos e Mistos, Metodologias de Avaliação, Inspecções ao Local, Documentação a Solicitar, Relatório de Avaliação em compliance com as EVS 2020 (TEGOVA) e com a Lei 153/2015 de 14 de Setembro, Condicionantes de Valor, Pressupostos de Avaliação. No fim haverá uma sessão exclusivamente dedicada à realização de exercícios práticos, refere uma nota de imprensa da Associação.

De acordo com Paulo Barros Trindade, presidente da Asaval, “este é um tema muito desafiante para o avaliador, pela diversidade de variáveis envolvidas no processo de avaliação – a localização, o tipo de solo, os edifícios e benfeitorias existentes, a disponibilidade de água, os tipos de culturas e frequência das mesmas durante o ano, clima da região, expectativas do mercado sobre o interesse do prédio rústico, etc. Dada a importância que o Agronegócio assumiu sobretudo nos últimos 10 anos, entendemos que este é um tipo de formação fundamental para qualquer avaliador que já realize este tipo de avaliações ou que pretenda alargar o espectro de imóveis que avalia.”

Cristina Domingues é Licenciada em Agronomia (ISA – Instituto Superior de Agronomia), Mestre em Engenharia Agronómica (ISA – Instituto Superior de Agronomia), tem formação em Avaliação de Imoveis pela ESAI. É também Perita da Lista Oficial do Tribunal da Relação de Évora e REV – Recognised European Valuer by ASAVAL/TEGOVA – REV-PT/ASAVAL/2024/7.

Em termos de experiência em avaliações, trabalhou (4 anos) numa empresa prestadora de serviços para entidades expropriantes, tendo à data feito avaliações nesse contexto. Actualmente faz parte dos quadros de uma empresa de avaliação (17 anos) onde desempenha funções de avaliadora com enfase na avaliação de propriedades rústicas. Participou, como perita do tribunal, quer no contexto expropriativo, quer noutros. Colaboração com ISG (Instituto Superior de Gestão) como formadora de Avaliações de Terrenos Rústicos, no contexto da Pós-Graduação em Gestão e Avaliação Imobiliária.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa coordena resgate de 7 pessoas a bordo de veleiro na Ilha do Pico

Partilhar              A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada …

2 comentários

  1. Boa tarde,

    Gostaria de obter informações do curso de avaliação de prédios rústicos e de participação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.