Início / Agricultura / ASAE apreende mais de 3.300 litros de vinho por utilização indevida da Denominação de Origem Bairrada e Dão

ASAE apreende mais de 3.300 litros de vinho por utilização indevida da Denominação de Origem Bairrada e Dão

A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu 1.856 garrafas de vinho com rótulos com a indicação da denominação de origem “Bairrada”, sem que esse vinho tivesse sido sujeito a certificação pela Comissão Vitivinícola da Bairrada.

Apreendeu ainda 292 bag-in-box com capacidade de 5 litros/cada, utilizando as menções “Fortaleza do Dão” e “Localiza-se na Região Vitivinícola Terras do Dão”, constitutivas da Denominação de Origem “Dão” e da Indicação Geográfica “Terras do Dão” e sem direito à utilização de tais denominações.

Este é o resultado da operação de fiscalização no combate à preparação, distribuição e comercialização ilegal de vinhos, que a ASAE realizou nas últimas semanas nos concelhos de Anadia, Oliveira de Azeméis, Mortágua, Satão e Viseu, através da Brigada Especializada dos Vinhos e Produtos Vitivinícolas da Unidade Regional do Centro – Unidade Operacional Coimbra.

Em sequência foi instaurado respectivo processo crime por usurpação de denominações de origem e indicação geográfica, fraude sobre mercadorias e ainda processo de contra-ordenação por rotulagem indevida com utilização de menções não autorizadas, refere a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica em comunicado de imprensa.

No âmbito desta operação foram ainda realizadas colheita de amostras para aferição das características do vinho bem como, controlo de qualidade e genuinidade dos produtos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.