Início / Agricultura / ASAE apreende mais 250 quilos de queijo de ovelha em Viseu

ASAE apreende mais 250 quilos de queijo de ovelha em Viseu

A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu mais de 250 quilos de queijo de ovelha num queijaria em Viseu, por se considerarem “géneros alimentícios não seguros e que foram sujeitos a perícia veterinária”, no valor total de 2.786 euros.

Este é o resultado de mais uma operação de fiscalização direccionada a um estabelecimento industrial de processamento de leite e produtos lácteos, localizado no concelho de Viseu, através da Brigada de Indústrias da Unidade Regional do Centro – Unidade Operacional de Coimbra.

Explica a ASAE em comunicado de imprensa que durante a acção, verificou-se ainda que o operador económico não dispunha de número de controlo veterinário válido, atribuído pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), e que “a unidade fabril não cumpria as boas práticas de fabrico e higienização, nomeadamente pela utilização na actividade de água de captação própria, sem análises da mesma, não existindo a garantia da sua potabilidade e, ainda, uma deficiente implementação de um sistema baseado nos princípios de HACCP”.

Processo-crime

Da acção resultou a instauração de um processo-crime pela utilização de NCV suspenso (controlo veterinário), pelo crime de desobediência, pelo descaminho de produto apreendido e pela violação de selos, tendo sido detida uma pessoa em flagrante delito e sujeita a termo de identidade e residência, que contou com a colaboração da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária.

A ASAE garante que “continuará a desenvolver acções de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Bolsa do Porco – Semana 32/2022 – 2,347€ (Subida de 0,020€)

Partilhar              Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores Mercado europeu A Alemanha ia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.