Início / Agricultura / ASAE apreende alimentos e fertilizantes com cannabis com teor de THC acima do legal

ASAE apreende alimentos e fertilizantes com cannabis com teor de THC acima do legal

A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), instaurou um processo de contra-ordenação a uma empresa do Porto por venda de produtos alimentares com Cannabis Sativa, sem referência obrigatória ao teor THC ou com valores acima dos legais (substância psicoactiva) e produtos suspeitos de serem precursores de droga.

Foram apreendidos 529 artigos, entre géneros alimentícios e fertilizantes, que serão sujeitos a análises laboratoriais de detecção de níveis de substâncias.

Explica a ASAE que a operação de fiscalização surgiu no seguimento de uma notificação RASFF (Rapid Alert System for Food and Feed), na cidade do Porto.

Haxixe apreendido

Ainda no decurso de inspecção, acrescenta um comunicado da ASAE, “apesar de ocultados e dissimulados, foram detectados e apreendidos cerca de 300 gr de haxixe (3 placas) e 66 gr de liamba, que dariam para mais de 3.000 doses individuais”.

O operador económico e a sociedade foram constituídas arguidos pelo crime de tráfico de estupefacientes. O valor total da apreensão ascendeu aos 17.100,00 euros.

A ASAE “continuará a desenvolver acções de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional que garantam a salvaguarda da saúde pública e da segurança alimentar, bem como no seguimento da troca de informações a nível internacional sobre géneros alimentícios que possam representar riscos para a saúde dos consumidores”, garante o mesmo comunicado daquela Autoridade.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Próximo Orçamento dos Açores vai ter apoios para experimentação no agroalimentar

Partilhar              O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural dos Açores anunciou hoje, 27 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.