Início / Empresas / As suas campanhas de correio electrónico não resultam? Transforme a sua estratégia

As suas campanhas de correio electrónico não resultam? Transforme a sua estratégia

Há muitas razões para uma estratégia de marketing por correio electrónico não resultar em benefício do seu negócio. Muitas dessas razões nem sequer exigem a intervenção de profissionais, precisando apenas da sensatez de que qualquer pessoa dispõe. Podem ainda tratar-se de razões solucionáveis com a ajuda de ferramentas poderosas, mas acessíveis com pouco ou nenhum investimento.

Se um dos mais frequentes motivos de baixa efectividade das campanhas é a ausência de confiança na sua marca, outro pode também radicar na ausência de perspectiva do utilizador.

Este aspecto está intimamente relacionado com a qualidade gráfica da sua mensagem. A fraca noção do momento ideal para lançar a sua campanha pode também ser um aspecto que a impacta negativamente. Por último, a utilização de uma linguagem impessoal pode não gerar a atenção que procura.

Pense prioritariamente na experiência do utilizador

Desde a optimização da imagem para diferentes dispositivos, ajustar as características cromáticas da imagem de acordo com a sua marca, remover fundo de imagem, ou mesmo remover elementos que não se coadunam com a sua estratégia, são infindáveis as ferramentas existentes para adequar a imagem à melhor experiência do utilizador possível.

A correcta utilização da imagem é da maior importância nas campanhas de correio electrónico. As imagens são basilares na promoção de conteúdos, independentemente de se tratarem de posts em blogues, newsletters ou anúncios em variadas plataformas. Encontrar a imagem certa para a sua campanha pode agarrar a atenção dos seus destinatários instantaneamente.

Ao utilizar imagens de bancos de imagem, certifique-se que os direitos de autor são compatíveis com o modo como pretende utilizar tais recursos. Após escolher as imagens de acordo com a mensagem que pretende veicular, o seu formato e o tamanho do ficheiro, deverá optimizar as suas imagens de acordo com as possibilidades das ferramentas disponíveis.

Gerar confiança é desafiante

A criação de confiança junto do consumidor de bens ou serviços é sempre um processo complexo, mas há regras básicas que contribuem para uma estratégia bem-sucedida neste âmbito. Pense na relação de confiança como um saldo bancário: é necessário ter mais créditos que débitos.

Uma forma de criar esses créditos é partilhar informações de que as pessoas necessitam verdadeiramente.
Por exemplo, partilhar um ebook sobre estratégias de desenvolvimento pessoal ou profissional sem exigir informações pessoais em troca. Só depois de se distribuir créditos de confiança é que poderá começar a efectuar os débitos, por exemplo com campanhas mais agressivas ou newsletters regulares.

Qual é o momento ideal para lançar a sua campanha?

Embora haja divergentes opiniões sobre o melhor momento de encetar campanhas no mundo digital, dir-se-ia com razoável segurança que nenhuma altura é má altura. Se o âmbito do seu negócio é o palco internacional, o momento em que decide enviar a sua mensagem para o mundo é o aspecto menos relevante.

Se, por outro lado, o seu negócio é mais geograficamente localizado, poderá ser proveitoso canalizar os seus envios para quando os clientes se encontrarem em momentos de lazer ou inactividade, e, por conseguinte, mais receptivos a abrir aquele email de que não estavam à espera.

A sua linguagem é impessoal?

Gerar uma resposta emocional no seu destinatário é particularmente difícil, e no caso do email comercial, ainda mais árduo será. É necessário ter uma boa frase no Assunto, no corpo de texto e botões de acção bem destacados.

O texto não deve ser meramente descritivo. Atente-se ao título deste artigo. Não é meramente uma descrição do seu conteúdo, é um resumo e aponta um caminho para algo que pode bem cativar a atenção do leitor que se identifique com o propósito do texto.

Se é verdade que o Assunto do seu email deve procurar estabelecer esta ponte entre o que você oferece e o seu destinatário procura, também o texto do seu email ou do artigo nele linkado, deve ser escrito como uma conversação. Deve pensar na pessoa “média” a quem se dirige como se de um amigo se tratasse.

Refira-se ao que lhe importa directamente, não se limite a descrever o seu produto, mas em que é que este pode fazer notável diferença. Em que medida é que o seu serviço vai ajudar o seu cliente? O termo “ajudar” é mesmo para ser usado! Pedir opiniões e inputs para o seu negócio também é importante, estabeleça uma relação bidireccional com os seus clientes em que os seus pontos de vista são considerados por si.

Conclusão

Os segredos das campanhas de email não estão guardados a sete chaves. São acessíveis a qualquer pessoa que não pense estritamente em como ganhar o máximo de alavancagem sem nada dar em troca aos seus clientes. Posicione a sua campanha sob a máxima da empatia com os interesses de quem lhe impulsiona o negócio e veja-o crescer sustentadamente.

 
       
   
 

Verifique também

DS Smith abre novo Customer Innovation Hub em Madrid

Partilhar              A DS Smith Packaging Ibéria escolheu a cidade de Madrid para instalar o seu primeiro …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.