© GNR

Arranca a Operação Campo Seguro 2025 da GNR para evitar furto de produtos e máquinas agrícolas

A Guarda Nacional Republicana (GNR) desenvolve a Operação Campo Seguro 2025, entre o dia 1 de Julho de 2025 e o dia 15 de Fevereiro de 2026, com o objectivo de “intensificar a sensibilização, o patrulhamento e a fiscalização nas explorações agrícolas e florestais, no sentido de reprimir a prática de crimes de furto de produtos e máquinas agrícolas, crimes de Tráfico de Seres Humanos, em contexto laboral, e prevenir a ocorrência de acidentes com veículos ou máquinas agrícolas e florestais”.

Durante a operação, a GNR pretende “sensibilizar a população em geral, e a população rural em particular, para a adopção de comportamentos preventivos face aos furtos de produtos e máquinas agrícolas, ao furto de metais não preciosos e a situações de exploração laboral, designadamente aquelas que possam configurar tráfico de seres humanos”, avança um comunicado de imprensa da Guarda.

Paralelamente, a operação visa também “promover a adopção de práticas seguras na utilização e condução de veículos agrícolas e florestais, contribuindo para a prevenção de acidentes e da sinistralidade associada”.

Neste contexto, serão reforçadas as acções de patrulhamento e fiscalização, ajustadas à sazonalidade das culturas e às características regionais, incidindo nos locais, dias e horários de maior risco, de acordo com o histórico de criminalidade. Serão também realizadas acções de controlo e fiscalização do transporte de produtos agrícolas e florestais nos pontos de passagem da fronteira terrestre, em articulação com a Guardia Civil, para combater a criminalidade transfronteiriça.

Por outro lado, serão dinamizadas acções de sensibilização junto de proprietários e entidades locais e regionais ligadas ao sector agrícola, com a divulgação de conselhos que promovam a prevenção de furtos.

Assim, a GNR relembra que “a colheita ou apanha de produtos agrícolas ou frutícolas, ainda que estejam caídos no chão, sem o consentimento do proprietário, poderá configurar crime contra o património”, pelo que aconselha:

  • Evite deixar utensílios da recolha dos produtos no terreno, durante o período nocturno;
  • Informe a Guarda sobre qualquer movimento de pessoas ou viaturas suspeitas na proximidade das explorações agrícolas;
  • Cumpra as normas legais relativas ao transporte de produtos agrícolas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.