Início / Agenda / Arouca organiza II Jornadas da Floresta dedicadas à rentabilidade e biodiversidade

Arouca organiza II Jornadas da Floresta dedicadas à rentabilidade e biodiversidade

“Reformar a Floresta: uma floresta para o futuro, com rentabilidade e biodiversidade”, é o tema das II Jornadas da Floresta, que decorrem a 23 e 24 de Março, em Arouca. As sessões são de entrada livre.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da AFEDV — Associação Florestal de Entre Douro e Vouga, do Círculo Cultura e Democracia e da Câmara Municipal de Arouca.

Pedro Siza Vieira, ministro Adjunto, vai estar presente nas II Jornadas da Floresta, com intervenção prevista para as 13 horas.

Ao longo de dois dias será possível ouvir alguns dos mais reputados especialistas nacionais na área da floresta. É o caso de João Guerreiro, professor catedrático da Universidade do Algarve e anterior presidente da Comissão Técnica para a Análise dos Incêndios de Pedrógão Grande, que fará a conferência de abertura “Condicionalismos para a reforma da floresta, no quadro dos territórios do interior”.

O que vale a floresta?

Mas também de João Ferreira do Amaral, professor catedrático da Universidade de Lisboa, que apresentará a conferência “O que vale a floresta”, de Helena Freitas, professora da Universidade de Coimbra e anterior presidente da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, com a conferência “Biodiversidade: garantia de futuro”.

O evento conta ainda com Tiago Oliveira, que actualmente exerce funções como presidente da Estrutura de Missão para a Gestão Integrada de Fogos Rurais.

Castanha e medronho

Serão ainda apresentados alguns exemplos de boas práticas neste âmbito, a nível local e nacional, como é o caso da Cooperativa de Penela da Beira, que falará sobre a produção e comercialização da castanha, ou da Medronhalva, que abordará a cultura do medronho. Movimentos e projectos colaborativos envolvendo a sociedade civil também estarão representados.

Do programa fará ainda parte um jantar Geofood intitulado “A Floresta à Mesa”, no Hotel S. Pedro, em Arouca, e no qual serão utilizados ingredientes da floresta arouquense.

A participação no jantar (que terá um custo de 15 euros) carece de inscrição prévia, através do email comunicacao@cm-arouca.pt.

Pode consultar o programa das Jornadas aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PSD: revisão do valor patrimonial tributário dos prédios rústicos vai penalizar áreas superiores a 50 ha?

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD) quer saber se o Governo confirma a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.