Área semeada de milho cresce 5% na actual campanha

Os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) dizem que, apesar da conjuntura desfavorável, a campanha do milho decorre com relativa normalidade e estima um aumento de 5% na área semeada, para os 78 mil hectares (valor muito próximo da média do último quinquénio).

A subida da cotação do milho nos mercados internacionais de commodities e o potencial efeito da Portaria 131/20227 (directamente ligada à invasão russa da Ucrânia), factores que poderiam desencadear um maior interesse por esta cultura, foram atenuados pelo impacto significativo do aumento dos preços dos meios de produção, sobretudo dos fertilizantes, energia e combustíveis, e da previsível escassez dos recursos hídricos, refere o INE no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Agosto de 2022.

Na Lezíria Ribatejana a germinação do milho grão foi irregular devido à escassa humidade dos solos e às elevadas temperaturas, apresentando as searas povoamentos muito heterogéneos no seu desenvolvimento e, em muitos campos, sintomas de stress hídrico.

Muitas áreas de milho estavam em floração aquando da ocorrência da onda de calor, prevendo-se um défice de polinização com eventuais consequências na produtividade, acrescentam os técnicos do INE.

Em Entre Douro e Minho, e apesar da seca, as searas de milho apresentam povoamentos mais homogéneos e bom desenvolvimento vegetativo, devido às condições de humidade e temperatura favoráveis ocorridas em Junho.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.