Início / Agricultura / Área de cereais de Inverno atinge mínimos históricos devido à seca e aumento de custos de produção

Área de cereais de Inverno atinge mínimos históricos devido à seca e aumento de custos de produção

As áreas de cereais de Inverno para grão deverão ser inferiores às do ano anterior (-5%), resultado da dificuldade de execução dos trabalhos, bem como do risco associado à instalação das searas num quadro de escassez de precipitação e de índices de água no solo muito baixos, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE), nas suas previsões agrícolas do  em 31 de Janeiro.

Para além dos aspectos agrometeorológicos, o forte aumento do preço dos meios de produção poderá também ter contribuído para a diminuição das áreas dos cereais praganosos, garantem os técnicos do INE.

Desde Setembro de 2021, o preço dos adubos aumentou 73% e o do gasóleo colorido 7%, fazendo aumentar a incerteza e anulando o potencial efeito que a tendência altista dos preços destas commodities (em particular do trigo) nos mercados internacionais poderiam ter no aumento das áreas.

Esta conjuntura desfavorável veio reforçar a tendência de perda de importância dos cereais de Inverno para
grão, prevendo-se uma área global a rondar os 103 mil hectares, a mais baixa dos últimos cem anos, acrescentam as previsões do Instituto Nacional de Estatística.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Expovez. Feira do Alto Minho regressa a 2 de Maio com 101 expositores

Partilhar              A Expovez – Feira do Alto Minho regressa de 2 a 4 de Maio ao …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.