A instalação da batata. em 2024, foi condicionada pelo Inverno chuvoso que atrasou as plantações, devido ao encharcamento dos solos, pela menor oferta de batata semente (problemas de qualidade dificultaram a certificação da semente) e pela retirada da substância activa clorprofame (importante no controlo do abrolhamento da batata em armazém e sem alternativa eficaz), avança a edição de 2024 das “Estatísticas Agrícolas” do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Mas, apesar destas condicionantes a área de batata foi de 16,5 mil hectares, o que corresponde a um aumento de 13,7%, invertendo a tendência de descida que se verificava desde 2017 e contribuindo para um aumento de produção (+10,0%).
As plantações de batata mais precoces apresentaram problemas devido ao excesso de água no solo e às baixas temperaturas que, na fase da tuberização, originaram um menor número de tubérculos que o normal, o que originou uma produtividade inferior à da campanha passada, acrescenta aquela publicação.
Por outro lado, em 2024 cultivaram-se 39,6 mil hectares de hortícolas, produzindo-se 1,095 milhões de toneladas, o que corresponde, face a 2023, a um aumento de 8,7% na área e de 3,1% na produção. Os hortícolas mais produzidos em Portugal foram a cenoura, a couve repolho e o tomate fresco, representando mais de 1/3 da produção nacional.
Pode ler a edição de 2024 das “Estatísticas Agrícolas” aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
