Início / Agricultura / ARDAL conclui Plano de Pedagogia e Interpretação Ambiental sobre o Lobo Ibérico

ARDAL conclui Plano de Pedagogia e Interpretação Ambiental sobre o Lobo Ibérico

A ARDAL – Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima concluiu, a 31 de Dezembro de 2022, o seu Plano de Pedagogia e Interpretação Ambiental sobre o Lobo Ibérico. Resultado de uma candidatura co-financiada pela União Europeia (UE), no âmbito do POSEUR-Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Esta candidatura, informa a autarquia de Arcos de Valdevez, teve como objectivo promover o conhecimento e a sensibilização para a conservação da natureza, nomeadamente o Lobo Ibérico e seus habitats junto da comunidade universitária e alunos do concelho do 12.º ano, cujo valor elegível foi de cerca de 141 mil euros.

No decorrer da sua implementação criaram-se diversos materiais de divulgação e sensibilização dos quais a autarquia destaca “uma estratégia pedagógica direccionada aos estudantes universitários, com o intuito de os incentivar a desenvolver investigação académica sobre o tema assim como, aos alunos do 12.ºano do concelho de Arcos de Valdevez”.

Foi ainda criado um espaço pedagógico ao ar livre — “Covil do Lobo” —, implementaram-se dois percursos pedestres ligados à presença do lobo-Ibérico na região; criou-se um centro de interpretação do Lobo-Ibérico com caracter lúdico-pedagógico, direccionado aos mais jovens de forma a proporcionar-lhes momentos de diversão e ao mesmo tempo informação sobre o Lobo.

“Tratou-se de um projecto inovador cuja implementação apenas se tornou possível pela parceria estabelecida entre a ARDAL, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e algumas Universidades (Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Universidade Portucalense, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Instituto Politécnico do Porto), entre o Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez e a Escola Profissional do Alto Lima”, acrescenta a autarquia.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Montenegro promete resolver problema do assoreamento do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

Partilhar              O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve presente cerimónia de encerramento das comemorações do 50º aniversário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.