Início / Agricultura / Arcos de Valdevez tem aprovada candidatura para recolha selectiva de biorresíduos alimentares

Arcos de Valdevez tem aprovada candidatura para recolha selectiva de biorresíduos alimentares

A candidatura do Município de Arcos de Valdevez, no âmbito do programa “RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projectos de Recolha Selectiva de Biorresíduos”, do Fundo Ambiental, para desenvolvimento de um projecto-piloto de recolha selectiva de biorresíduos alimentares na área centro urbana do concelho, foi aprovada.

O Município de Arcos de Valdevez informa, em nota de imprensa, que pretende proceder à recolha selectiva, porta-a-porta, de resíduos alimentares para utilizadores não-domésticos, do canal HORECA (estabelecimentos hoteleiros, de restauração e similares), mercado municipal, frutarias, cantinas de escolas e IPSS’s.

O projecto tem como objectivo reduzir a produção de resíduos indiferenciados através do incentivo à separação da fracção de biorresíduos, potenciando o aumento da recolha selectiva de resíduos.

“Esta será a primeira experiência no concelho em termos de recolha selectiva de biorresíduos, permitindo assim ao Município definir a melhor estratégia de alargamento do serviço às restantes áreas e população”, adianta a mesma nota.

“Restos com Valor”

O projecto “Restos com Valor”, com implementação prevista a partir do segundo trimestre de 2023, arrancará com a aquisição de veículo eléctrico para recolha de contentores de biorresíduos alimentares e serão realizadas acções de formação e sensibilização aos responsáveis dos diversos estabelecimentos envolvidos, aos quais serão entregues kits de adesão, compostos por contentor de cor castanha para deposição selectiva de biorresíduos alimentares, bem como folheto informativo com o estabelecimento das regras de utilização.

Com um investimento total de 74.543 euros e financiamento na ordem dos 55.413 euros, o Município pretende dar assim “continuidade à melhoria da prestação de serviços na área da gestão de resíduos, promovendo a valorização dos resíduos enquanto recursos, o aumento da deposição selectiva, a diminuição dos resíduos em aterros sanitários, a redução de gases com efeito de estufa, a promoção da economia circular e a consciencialização dos cidadãos para o impacto ambiental e económico dos resíduos urbanos”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.