Início / Agenda / Archi Summit 2017 leva maior exposição efémera de cortiça ao Pavilhão de Portugal

Archi Summit 2017 leva maior exposição efémera de cortiça ao Pavilhão de Portugal

O Archi Summit 2017, o único encontro internacional de arquitectura em Portugal, realiza-se de 6 a 7 de Julho, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, e será o mote para a maior exposição efémera de cortiça alguma vez feita no Mundo. O projecto envolve cerca de cinco mil blocos de aglomerado negro de cortiça 100% natural.

Pela terceira vez consecutiva, o patrocinador oficial do Archi Summit é o grupo detentor das marcas Margres e Love Tiles, o grupo italiano Panaria.

“Esta exposição é uma clara manifestação pela preservação do meio ambiente e do próprio sobreiro, a árvore nacional de Portugal”, diz fonte institucional do encontro.

Pala coberta a cortiça

Para que tudo ganhe forma, o gabinete de Manuel Aires Mateus, autor do projecto, bem como os SAMI de Setúbal, co-autores da obra, traçaram um objectivo ambicioso: cobrir dois mil metros quadrados, precisamente a totalidade da área exterior do Pavilhão de Portugal, com cortiça. Esta área corresponde à conhecida “pala” do Pavilhão de Portugal, uma obra projectada pelo galardoado Álvaro Siza Vieira para a Expo 98.

No total, a intervenção ultrapassa os 760 metros cúbicos de cortiça, o que a torna a maior de sempre feita à escala mundial. O material seleccionado para este projecto de grande escala – a cortiça – deveu-se à portugalidade do mesmo, “enquadrando-se no evento na perfeição, já que a sua organização é 100% portuguesa (embora acolha visitantes de várias nacionalidades) e decorre num edifício projectado por um dos maiores arquitectos portugueses”, acrescenta a mesma fonte.

Para além da cortiça, outros materiais foram utilizados para representar a história e a cultura portuguesa como, por exemplo, as cerâmicas da Margres (o main sponsor do evento) e da Love Tiles, ambas marcas líderes no fabrico de grés porcelânico em Portugal.

O Archi Summit 2017 conta com conferências com nomes prestigiados da arquitectura internacional, exposições de produtos e soluções para a construção, instalações artísticas e culturais, workshops técnicos, cocktail e momentos de interacção e networking.

Pode consultar o programa aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Agrifish debate desenvolvimento da vacinação contra a gripe aviária

Partilhar              Os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) vão reunir-se em Bruxelas amanhã, 24 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.