Início / Mar / Ambiente / Aquário Vasco da Gama na contra o lixo com aquários de todo o Mundo

Aquário Vasco da Gama na contra o lixo com aquários de todo o Mundo

O Comissário Europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas Karmenu Vella, lançou ontem, 27 de Julho, a campanha “Aquários de todo o Mundo contra o lixo marinho”. Aderindo à campanha, aquários públicos de todo o Mundo apresentam na sua exposição um aquário cheio de plástico, mostrando a realidade global do lixo marinho. Em Portugal, a Marinha através do Aquário da Vasco associou-se à iniciativa.

O evento ocorreu no Museu Oceanográfico do Mónaco, contou com a presença do Príncipe Alberto do Mónaco, e dos directores executivos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Erik Solheim e Associação Mundial de Zoos e Aquários (WAZA), Doug Cress.

Esta campanha foi concebida para sensibilizar a opinião pública para a Conferência “Our Ocean” a realizar em Malta entre 5 e 6 Outubro de 2017, explica um comunicado da Marinha Portuguesa.

10 milhões de toneladas de lixo

Todos os anos são lançadas no mar 10 milhões de toneladas de lixo, o equivalente a um camião de lixo por minuto, 400 Kg por segundo, adianta a mesma fonte. Milhões de animais marinhos morrem todos os anos por causa do lixo marinho, incluindo aves, focas, baleias, golfinhos e tartarugas. Em algumas zonas a concentração de microplásticos chega a ser seis vezes maior do que a concentração de plâncton. Em 2050, poderá haver mais plástico no mar do que o peixe.

Esta iniciativa, apoiada por quase uma centena de aquários de todo o Mundo, é uma contribuição da União Europeia para a campanha #CleanSeas, lançada pelas Nações Unidas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PSD/Açores: Orçamento para 2024 demonstra estratégia para o sector das pescas

Partilhar              O deputado regional do PSD/Açores Jaime Vieira salientou quarta-feira que o Plano e Orçamento para …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.