Início / Empresas / Aquamuseu do Rio Minho acolhe lontra fêmea de programas de investigação

Aquamuseu do Rio Minho acolhe lontra fêmea de programas de investigação

Ao abrigo do Protocolo de Cooperação Científica entre o Município de Vila Nova de Cerveira e a Estação Biológica Internacional Douro-Duero, o Aquamuseu do Rio Minho acolheu uma lontra fêmea, de forma gratuita e definitiva. A lontra chegou, no dia 9 de Agosto, a Vila Nova de Cerveira, transferida do Parque do Douro Internacional (Miranda do Douro).

Nascida em cativeiro no dia 1 de Junho de 2020 e filha de um casal de lontras oriundas de Alcobaça, a lontra fêmea encontra-se agora em fase de adaptação ao seu novo habitat, refere uma nota de imprensa do Município de Vila Nova de Cerveira.

Para além da componente científica, associada ao estudo do comportamento destes animais em cativeiro, o Aquamuseu do Rio Minho pretende sensibilizar o público que o visita para a importância da qualidade da água e das margens dos rios e dos ribeiros para a sobrevivência das lontras, bem como alertar para os riscos associados à introdução de mamíferos exóticos que competem com esta espécie, como é o caso do visão americano​.

Protocolo de Cooperação Científica

Recorde-se que o Município de Vila Nova de Cerveira, assinou, no passado dia 15 de Junho, um Protocolo de Cooperação Científica com Estação Biológica Internacional Douro-Duero, considerando a cooperação fundamental para o desenvolvimento dos territórios. Em sequência do protocolo, ambas as entidades comprometeram-se a levar a cabo um trabalho de cooperação científica e de investigação partilhada nos rios transfronteiriços Minho e Douro, com intercâmbio de dados na monitorização dos seus ecossistemas aquáticos.

O Município de Vila Nova de Cerveira, através do Aquamuseu do Rio Minho, tem por missão divulgar o património natural da Bacia Hidrográfica do Rio Minho e o património cultural associado à pesca artesanal do Rio Minho internacional, assim como, promover o conhecimento científico sobre os recursos naturais e etnográficos, estabelecendo para o efeito, parcerias e colaborações com Universidades de Investigação em Portugal e Espanha.

Já a Estação Biológica Internacional Duero-Douro é uma organização luso-espanhola, para conservação dos espaços naturais transfronteiriços, através da investigação científica, a educação ambiental, o ecoturismo sustentável e a inovação tecnológica.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Sindicatos garantem aumento do subsídio de turno na ADP Fertilizantes

Partilhar              A administração da ADP Fertilizantes chegou a acordo com os trabalhadores e os seus representantes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.