© MM

Aprovada candidatura Life IP Agriloop para sector agroflorestal dos Açores

A Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação informa que foi aprovada a candidatura Life IP Agriloop para implementação do Roteiro para a Economia Circular no Sector Agroflorestal da Região Autónoma dos Açores. A Secretaria Regional foi notificada da aprovação, na sua generalidade, da candidatura Life IP Agriloop ao programa europeu Life, gerido pela CINEA – Agência Executiva Europeia para o Clima, Infra-estruturas e Ambiente.

Com um prazo de execução entre 2026 e 2035 e um investimento estimado superior a 26 milhões de euros, o projecto visa implementar o Roteiro para a Economia Circular no Sector Agroflorestal da Região Autónoma dos Açores, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Trata-se de um “plano estratégico pioneiro, desenvolvido com o contributo de múltiplos ‘stakeholders’ dos sectores agrícola e florestal, organismos da administração pública regional e entidades de investigação e inovação (I&D+I)”, acrescenta.

“Esta aprovação representa um reconhecimento europeu da estratégia dos Açores para tornar o sector agroflorestal mais eficiente, sustentável e resiliente. Com o Life IP Agriloop, pretendemos valorizar os recursos endógenos e promover modelos circulares que reduzam desperdícios e aumentem a competitividade dos nossos agricultores e produtores florestais”, sublinha António Ventura, secretário Regional da Agricultura e Alimentação.

Caso a segunda fase da avaliação seja concluída com sucesso, culminando na assinatura do acordo de financiamento, o projecto contará com uma comparticipação de aproximadamente 16 milhões de euros por parte do programa Life, correspondente a 60% do investimento elegível.

O Roteiro prevê a implementação de 67 medidas, distribuídas por seis áreas de intervenção: uso e gestão do solo e da água; produção florestal; produção agrícola; produção animal; indústria transformadora; e intervenções transversais.

Estas medidas estão alinhadas com os principais instrumentos de política pública em matéria de economia circular, nomeadamente o Plano de Acção da UE para a Economia Circular (2020) e o Plano de Acção Português para a Economia Circular (2021-2030).

“Este é um projecto de transformação estrutural que resulta de um esforço colectivo e do compromisso do Governo Regional em alinhar as políticas públicas com os grandes desafios ambientais e económicos do presente e do futuro. A circularidade não é uma opção, é uma exigência para a sustentabilidade da nossa Região”, acrescenta o governante.

O Life IP Agriloop constitui uma iniciativa estruturante no âmbito da política regional de desenvolvimento sustentável e poderá posicionar os Açores como um território de referência em economia circular aplicada ao sector primário, realça a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cooperativa Agrícola de Alcobaça recebe demonstração técnica de biostimulante para pomóideas

Partilhar              O Auditório da Cooperativa Agrícola de Alcobaça vai receber no próximo dia 10 de fevereiro …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.