O vice-presidente do Governo Regional açoriano afirmou, em Angra do Heroísmo, que os Açores têm vindo, ao longo dos últimos anos, a “vencer o desafio” de transformar o artesanato num “produto cada vez mais qualificado e inovador”. Sérgio Ávila, que falava durante a visita a uma unidade produtiva artesanal, durante a qual foi apresentada a aplicação multimédia bilingue ‘Percursos do Artesanato dos Açores’, para smartphones e tablets, salientou que esta nova plataforma de comunicação é “o passo que faltava”.
A nova aplicação, segundo o vice-presidente, permite “o acesso às mais de 100 unidades produtivas artesanais dos Açores, conhecê-las, ter a sua geo-referenciação, os produtos que vendem e o seu horário de funcionamento, de forma a que cada turista ou cada pessoa que queira adquirir um produto certificado” do artesanato regional possa ter acesso a toda a informação.
Sérgio Ávila manifestou a convicção de que esta aplicação resulte “no aumento das vendas directas” a quem visita os Açores, mas que também possibilite “aquisições não presenciais”, em resultado da colocação “daquilo que temos de mais tradicional, que é o artesanato, nas mais modernas plataformas de comunicação, de conhecimento e de venda”.
“O potencial de vendas tem vindo a crescer, de forma significativa, com o crescimento do turismo”, considerou Sérgio Ávila, para quem a evolução verificada nos últimos meses na ilha Terceira e as perspectivas de reforço para os próximos meses devem ter “um reflexo muito positivo no âmbito do artesanato”.
Para o vice-presidente açoriano, “faltava fazer essa ligação de conhecimento, que agora é feita com o sentido de modernidade e aproveitando as mais recentes formas de comunicação e informação”.
Agricultura e Mar Actual