Início / Inovação / Aplicação prevê marés da Ria de Aveiro

Aplicação prevê marés da Ria de Aveiro

Uma aplicação para telemóveis permite, pela primeira vez, obter uma previsão actualizada das marés em tempo real e para os canais principais da Ria de Aveiro. Desenvolvida na Universidade de Aveiro (UA) para facilitar a navegação de pescadores, agentes de passeios turísticos ou de qualquer ‘marinheiro’ da ria, A app HidroRia funciona através de um smartphone, mas sem necessidade de acesso às redes móveis, e vai ajudar a evitar os frequentes encalhamentos das embarcações fruto do aumento da amplitude de maré e do assoreamento localizado de alguns canais, nomeadamente os de acesso a portos de recreio e piscatórios na laguna.

Desenvolvida pelos investigadores João Miguel Dias, Ana Picado, Carina Lopes e Renato Mendes, do Núcleo de Modelação Estuarina e Costeira do Departamento de Física (DFis) e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da UA, a HidroRia quer prestar um serviço aos utilizadores da Ria de Aveiro que “enfrentam enormes dificuldades de navegação através de vários canais da ria”, segundo os cientistas.

A aplicação, um projecto do Núcleo de Modelação Estuarina e Costeira do Departamento de Física, prepara-se, juntamente com mais de seis dezenas de projectos e protótipos, para marcar presença no espaço da Academia de Aveiro no TECHDAYS Aveiro 2016.

O TECHDAYS Aveiro 2016 conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. De acordo com a organização, “trata-se de um importante e relevante apoio à segunda edição do TECHDAYS Aveiro 2016 que terá lugar nos dias 15, 16 e 17 de Setembro no Parque de Exposições de Aveiro”.

Como funciona a HidroRia?

As previsões efectuadas pela aplicação HidroRia baseiam-se em observações actuais da maré realizadas em diversas estações de amostragem permanente distribuídas pelos canais principais da laguna e cujos dados foram recolhidas no âmbito do projecto de Monitorização Hidrodinâmica da Ria de Aveiro em execução pela Administração do Porto de Aveiro.

A curto prazo, esta aplicação disponibilizará previsões dedicadas para a totalidade dos portos de recreio e piscatórios da Ria de Aveiro. “O conhecimento da maré para estes novos locais onde não é efectuada monitorização da maré resulta de previsões numéricas efectuadas a partir dos modelos hidrodinâmicos desenvolvidos para a laguna pelo Núcleo de Modelação Estuarina e Costeira”, aponta João Miguel Dias. Esta complementaridade entre previsões resultantes da monitorização em curso na Ria e de previsões de modelos hidrodinâmicos “traduz-se numa grande vantagem relativamente a outros meios onde está acessível este tipo de informação”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cluster de aquacultura da Nazaré acolhe nova unidade pré-comercial pioneira na Europa

Partilhar              O início da construção da nova unidade do Cluster de Aquacultura da Nazaré foi assinalado …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.